AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.30.171191

Palavras-chave:

TDAH, autopercepção, ensino fundamental

Resumo

As crianças com TDAH, frequentemente, apresentam prejuízos nos desempenhos acadêmicos, sociais e comportamentais. Esses prejuízos podem afetar a sua autopercepção de forma negativa ou produzir uma autopercepção com viés positivo. No Brasil ainda são escassos os estudos com essa temática, sobretudo aqueles que se baseiam no relato da própria da criança. O presente estudo teve por objetivo investigar a autopercepção de um grupo de crianças com TDAH, por meio de instrumento padronizado e do relato das próprias crianças. Participaram nove crianças com diagnóstico de TDAH, estudantes do ensino fundamental, cursando entre o 2º e o 5º ano e com idade variando de 7 a 12 anos. Os dados quantitativos e qualitativos mostraram baixa pontuação nos domínios de conduta comportamental e desempenho escolar. O levantamento e a discussão de algumas questões relacionadas à autopercepção das crianças com TDAH poderão contribuir para a condução de intervenções mais efetivas com essas crianças.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

ROCHA, Margarette Matesco; FERREIRA, Mariana Carolina Batista. AUTOPERCEPÇO DE UM GRUPO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH: IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 171–191, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2018.30.171191. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3883. Acesso em: 26 abr. 2024.

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ARTIGO