SENTIDOS E MANIFESTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Maria das Graças Martins da Silva

Palavras-chave:

SENTIDOS E MANIFESTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre o trabalho docente que se realiza na pós-graduação. Para tanto, explora os conceitos de práxis, cotidianidade e preocupação, apoiando-se, sobretudo, em Karel Kosik, Agnes Heller e Adolfo Vázquez, bem como apresenta depoimentos de docentes que atuam no referido nível de ensino, na perspectiva de revelar as principais características presentes no seu trabalho. Conclui que o trabalho docente vivencia contradições que negam ou limitam o sentido da práxis e que o desafio que se põe, nesse sentido, envolve a explicitação consciente da realidade vivenciada.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SILVA, Maria das Graças Martins da. SENTIDOS E MANIFESTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 31–49, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3893. Acesso em: 6 mar. 2025.