TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Rejane Cavalheiro UNEMAT

Palavras-chave:

Trajetórias de formação, docência Superior, concepções de formação.

Resumo

A pesquisa na qual o presente artigo se fundamenta volta-se para o estudo das Trajetórias de Formação dos Professores no ensino superior. O mesmo foi realizado com professores dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa M aria, Rio Grande do Sul. Seu objetivo foi investigar a trajetória de formação que estes sujeitos vêm construindo para serem formadores de novos professores no ensino superior. A metodologia empregada foi quanti-qualitativa de cunho narrativo envolvendo dois momentos da investigação: o primeiro relativo a um questionário e o segundo, a uma entrevista individual. Os docentes participantes, a partir de suas trajetórias formativas, indicaram a necessidade do saber lidar com as incertezas inerentes a todo o processo, alicerçados em um lastro teórico-prático que lhes subsidia minimamente a serem formadores no exercício de ensinar novos formadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BOLZAN, D.P.V. Formação de Professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

ISAIA, S. O Professor do Ensino Superior: tramas na tessitura. In: MOROSINI, M . Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Porto Alegre: FAPERGS/RIES, 2003.

______. O Professor Universitário no Contexto de Suas Trajetórias Como pessoa e como Profissional. In: MOROSINI, M . (Org). Professor do Ensino Superior. Identidade, Docência e Formação. Brasília: Plano, 2000. MIZUKAMI, M .G. Docência, Trajetórias Pessoais e Desenvolvimento Profissional. In: REALI, A.M .;___ __. (Org.). Formação de Professores Práticas Pedagógicas e Escola. São Carlos: EDUFSCar,1996. NÓVOA, A. (Org.). Os Professores e a Profissão. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

_______. Vidas de Professores. 2.ed. Porto: Porto, 2000.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

CAVALHEIRO, Rejane. TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 51–76, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3895. Acesso em: 6 mar. 2025.