PRÁTICAS DE LEITURA: INTERESSES E HÁBITOS EM FOCO
Palavras-chave:
Educação, leitura, interesses e hábitosResumo
A finalidade deste artigo consiste em apresentar e discutir dados de uma pesquisa realizada em uma escola municipal no M ato Grosso. M uito se tem discutido a respeito da leitura, seus benefícios na aprendizagem e sobre um aspecto que muito tem preocupado os educadores – a falta do hábito de ler de nossas crianças e jovens. Neste sentido, o objetivo do estudo realizado, foi verificar os fatores que influenciam interesses e hábitos de leitura de crianças do 3° ano do ensino fundamental. Dentre os resultados alcançados, concluímos que muitos fatores influenciam nos interesses e na formação de hábitos de leitura, dentre eles: ambiente familiar, qualidade e diversidade de materiais de leitura, liberdade de escolha, acesso aos livros, técnicas de leitura, motivação do professor e o ambiente de leitura na escola.Downloads
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1997.
ANDRÉ, M . E. D. Etnografia da prática escolar. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação. Língua Portuguesa. 3. ed., Brasília, 2001.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1993.
GOÉS, L. P. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed., São Paulo: Pioneira, 1991. GOLDENBERG, M . A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 9. ed., Rio de Janeiro: Record, 2005.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
MARTINS, M . H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.
MORAIS, J. A arte de ler. São Paulo: UNESP, 1996.
PEREIRA, I. A importância da leitura nas séries iniciais. Disponível em http:// www.webartigos.com/articles/3046/1/a-importancia-da-leituranas-series-iniciais/ pagina1.html. Acesso em: 20 jul. de 2008.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 33. ed., Petrópolis: Vozes, 1986. SILVA, E. T. Leitura na escola e na biblioteca. 2. ed., São Paulo: Papirus, 2004.
SOARES. M . Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed., São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".