PRÁTICAS DE LEITURA: INTERESSES E HÁBITOS EM FOCO

Autores

  • Aline Cristina Bueno Balicki
  • Leandra Ines Seganfredo Santos

Palavras-chave:

Educação, leitura, interesses e hábitos

Resumo

A finalidade deste artigo consiste em apresentar e discutir dados de uma pesquisa realizada em uma escola municipal no M ato Grosso. M uito se tem discutido a respeito da leitura, seus benefícios na aprendizagem e sobre um aspecto que muito tem preocupado os educadores – a falta do hábito de ler de nossas crianças e jovens. Neste sentido, o objetivo do estudo realizado, foi verificar os fatores que influenciam interesses e hábitos de leitura de crianças do 3° ano do ensino fundamental. Dentre os resultados alcançados, concluímos que muitos fatores influenciam nos interesses e na formação de hábitos de leitura, dentre eles: ambiente familiar, qualidade e diversidade de materiais de leitura, liberdade de escolha, acesso aos livros, técnicas de leitura, motivação do professor e o ambiente de leitura na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

ANDRÉ, M . E. D. Etnografia da prática escolar. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação. Língua Portuguesa. 3. ed., Brasília, 2001.

CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1993.

GOÉS, L. P. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed., São Paulo: Pioneira, 1991. GOLDENBERG, M . A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 9. ed., Rio de Janeiro: Record, 2005.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

MARTINS, M . H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003.

MORAIS, J. A arte de ler. São Paulo: UNESP, 1996.

PEREIRA, I. A importância da leitura nas séries iniciais. Disponível em http:// www.webartigos.com/articles/3046/1/a-importancia-da-leituranas-series-iniciais/ pagina1.html. Acesso em: 20 jul. de 2008.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 33. ed., Petrópolis: Vozes, 1986. SILVA, E. T. Leitura na escola e na biblioteca. 2. ed., São Paulo: Papirus, 2004.

SOARES. M . Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2004.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed., São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

BALICKI, Aline Cristina Bueno; SANTOS, Leandra Ines Seganfredo. PRÁTICAS DE LEITURA: INTERESSES E HÁBITOS EM FOCO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 115–131, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3902. Acesso em: 6 mar. 2025.