A ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA PREVENÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LINGUAGEM ORAL E DE LEITURA COMO INSTRUMENTOS PARA O PROCESSO

Autores

  • Ana Paula Batista de Jesus
  • Ângela Helena Bona Josefi
  • Silmone Aparecida Hortmann

Palavras-chave:

Alfabetização, leitura, ensino da escrita, fracasso escolar

Resumo

Este trabalho decorre de um estudo que teve por objetivo refletir sobre possibilidades de prevenção do fracasso dos alunos na alfabetização. Enfatiza a importância de se partir da capacidade de análise da linguagem oral que as crianças já trazem quando chegam à escola, para ensiná-las a escrever, evitando-se, assim, o surgimento de muitas das dificuldades na aprendizagem. A pesquisa, de abordagem qualitativointerpretativa, foi desenvolvida no contexto de sala de aula em três escolas municipais e uma escola particular do M unicípio de Guarapuava-PR, através de questionários e entrevistas com os professores, além de observações em sala de aula. Os resultados mostraram que, em muitos casos, o fracasso na aprendizagem desencadeia-se no próprio processo de alfabetização que, não raro, é organizado e conduzido para um padrão de aluno idealizado e nem sempre real, já que o modelo de aprendizagem de cada aluno muitas vezes não se conecta com o modelo de ensino presente na sala de aula.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

JESUS, Ana Paula Batista de; JOSEFI, Ângela Helena Bona; HORTMANN, Silmone Aparecida. A ALFABETIZAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA PREVENÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LINGUAGEM ORAL E DE LEITURA COMO INSTRUMENTOS PARA O PROCESSO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 133–152, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3903. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO