A COMPLEXIDADE DA EDUCAÇÃO E A CULTURA ESCOLAR: PERSPECTIVAS EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Emilia Darci de Souza Cuyabano UNEMAT

Palavras-chave:

Paradigma da complexidade, educação, cultura, dimensão simbólica.

Resumo

O presente texto aborda a questão da complexidade da educação como decorrente das questões que envolvem concepções de paradigmas, de pensamento complexo nas ciências. Novas perspectivas se abrem para melhor compreensão da multidimensionalidade dos fenômenos educativos. Baseando-se numa razão aberta, ampliam-se os horizontes do conhecimento, possibilitando as inter-relações entre o simples e o complexo, a homogeneidade e a heterogeneidade, a ordem e a desordem, o individual e o plural da vida social, do ser humano. A educação é então concebida como prática simbólica que encaminha as demais práticas e a cultura como construção do homem nas relações que ele estabelece com o real e consigo próprio. Propõe uma reflexão para o entendimento da escola também como prática sócio-cultural , cujas práticas, educativas e portanto, simbólicas, devem ser adequadamente situadas, a partir de uma dimensão cultural.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

CUYABANO, Emilia Darci de Souza. A COMPLEXIDADE DA EDUCAÇÃO E A CULTURA ESCOLAR: PERSPECTIVAS EM CONSTRUÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 169–185, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3905. Acesso em: 6 mar. 2025.