EDUCAÇÃO POPULAR E A UNIVENS - A JUSTA TRAMA NA PEDAGOGIA DO TRABALHO COLETIVO

Autores

  • Rosângela Pereira de Oliveira
  • Ilma Ferreira Machado

Palavras-chave:

UNIVENS, trabalho coletivo, socioeconomia solidária

Resumo

Este texto descreve o entrelaçamento da educação popular com a socioeconomia por meio do trabalho coletivo. Tem como objetivo analisar de que forma o trabalho coletivo e solidário se constitui como um processo pedagógico de emancipação dos sujeitos. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, tendo como instrumentos: observação participante e entrevistas com as cooperadas da UNIVENS, que foram analisadas a partir dos saberes construídos na prática da socioeconomia e na perspectiva do trabalho como princípio educativo. Os resultados apontam que os sujeitos envolvidos em um movimento de socioeconomia solidária apresentam possibilidades de transformação biófila, forjadas no trabalho e na ação consciente em processos de trabalho coletivos econômicos e solidários, os quais se opõem à matriz de desenvolvimento excludente, preconizada pelo sistema capitalista. Desta forma, trabalhadores engajados em experiências na socioeconomia, adquirem conhecimento e consciência crítica do processo de transformação que constroem e vivenciam de forma cada vez mais lúcida e autônoma.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

EDUCAÇÃO POPULAR E A UNIVENS - A JUSTA TRAMA NA PEDAGOGIA DO TRABALHO COLETIVO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 163–179, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3925.. Acesso em: 14 nov. 2024.

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