EDUCAÇÃO POPULAR E A UNIVENS - A JUSTA TRAMA NA PEDAGOGIA DO TRABALHO COLETIVO
Palabras clave:
UNIVENS, trabalho coletivo, socioeconomia solidáriaResumen
Este texto descreve o entrelaçamento da educação popular com a socioeconomia por meio do trabalho coletivo. Tem como objetivo analisar de que forma o trabalho coletivo e solidário se constitui como um processo pedagógico de emancipação dos sujeitos. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, tendo como instrumentos: observação participante e entrevistas com as cooperadas da UNIVENS, que foram analisadas a partir dos saberes construídos na prática da socioeconomia e na perspectiva do trabalho como princípio educativo. Os resultados apontam que os sujeitos envolvidos em um movimento de socioeconomia solidária apresentam possibilidades de transformação biófila, forjadas no trabalho e na ação consciente em processos de trabalho coletivos econômicos e solidários, os quais se opõem à matriz de desenvolvimento excludente, preconizada pelo sistema capitalista. Desta forma, trabalhadores engajados em experiências na socioeconomia, adquirem conhecimento e consciência crítica do processo de transformação que constroem e vivenciam de forma cada vez mais lúcida e autônoma.Descargas
Referencias
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 2007.
FREITAS, Luís Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e didático. Campinas: Papirus, 1995.
JUSTA TRAMA. Cadeia ecológica do algodão solidário. Disponível em: . Acesso em: 05 set. 2015.
KOSIK, K. Dialética do Concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
MACHADO, Ilma Ferreira. A organização do trabalho pedagógico em uma escola do MST e a perspectiva de formação omnilateral. 2003. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
________, Ilma Ferreira. Educação solidária e formação omnilateral. In: ZART, Laudemir, Por uma Pedagogia Coletivain CARVALHO, Diana de; GRANDO, Beleni Salete; BITTAR, Mariluce. (Org.). Currículo Diversidade e Formação. Florianópolis: UFSC, 2008
MARIÁTEGUI, José Carlos. Mariátegui sobre Educação. Seleção de textos e tradução de Luiz Bernardo Pericás. São Paulo: Xamã, 2007.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural.1987. (Coleção os Pensadores)
________. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2005.
________. O Capital. Crítica da economia e política. São Paulo: Civilização Brasileira, 2008.
MÉSZÁROS, Itsván. A Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
_______. Itsván. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.
NAKANO, Marilena; ANCASSUERD, Marli Pinto; VILLAR, Maria Helena Villar e. Educação autogestionária: entre a experiência e o mito da administração científica o projeto de educação da ANTEAG. In: PICANÇO, Iracy Silva; TIRIBA, Lia; (Orgs.) Trabalho e Educação: arquitetos, abelhas e outros tecelões da economia solidária.São Paulo: Ideias e letras, 2010.
OLIVEIRA, Rosângela Pereira de. A pedagogicidade das práticas de economia solidária em diálogo com a Educação Popular como construção da emancipação dos sujeitos: a experiência de uma cooperativa de mulheres costureiras da zona norte de Porto Alegre – UNIVENS. In: RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa; RIBEIRO, Marlene. Redes de Pesquisa: Trabalho, movimentos sociais e educação. São Leopoldo: Instituto Itapuy, 2011.
PÉRICAS, Luiz Bernardo (org.). América Latina: História, ideias e revolução. São Paulo: Xamã, 1998.
SADER, Emir. Prefácio. In MÉSZÁROS, Itsván. A Educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o di- reito e a política na transição paradigmática - Volume I. A Crítica da Razão Indolente contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2009.
SILVA, Laurenício Mendes da. Economia Popular Solidária: os Processos Formativos Populares e a Construção de uma Nova Cultura do Trabalho. Dissertação (Mestrado) Belo Horizonte, 2007.
THIOLLENT, Michel. A Inserção da Pesquisa-Ação no Contexto da Extensão Universitária In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (Orgs.). Pesquisa participante o saber da partilha. Aparecida-SP: Idéias e Letras. 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".