PERFIL DOS GRADUADOS EM MEIO À EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE MATO GROSSO: MUDANÇAS OU PERMANÊNCIAS?

Autores

  • Márcio Henrique de Freitas Cavichiolli
  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso

Palavras-chave:

educação Superior, expansão, desigualdade educacionais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a expansão da educação superior e suas implicações na democratização de seu acesso. Os últimos governos federais criaram programas públicos na tentativa de implementar essa expansão junto com uma diminuição das desigualdades educacionais, como o PROUNI e a Lei de Cotas. Contudo, pesquisas apontam que existem mecanismos que dificultam o processo de amenização das desigualdades de acesso ao ensino superior em razão da distribuição desigual de recursos na sociedade por meio dos capitais econômico, cultural, social e simbólico, além da violência simbólica. Dessa forma, este estudo se propôs a estudar se o processo de expansão do ensino superior em Mato Grosso está colaborando para a diminuição das desigualdades educacionais ou está servindo como um instrumento de reprodução das relações de dominação. Optou-se por uma metodologia com ênfase em análises quantitativas que se utiliza de dados do IBGE.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

CAVICHIOLLI, Márcio Henrique de Freitas; VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. PERFIL DOS GRADUADOS EM MEIO À EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE MATO GROSSO: MUDANÇAS OU PERMANÊNCIAS?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 87–110, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3943. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO