SOBRE A POTÊNCIA INVENTIVA DAS PRÁTICAS CURRICULARES E FORMATIVAS: ESPERANÇAS E “CURTIÇÕES” DE EDUCAR

Autores

  • Maria Regina Lopes Gomes
  • Carlos Eduardo Eduardo

Palavras-chave:

currículos, formação de professores, cotidianos de escolas.

Resumo

Este artigo é uma tessitura dos diferentes fios que compuseram nossa pesquisa de doutorado, concluída em 2011, pelo PPGE/UFES. Realizada em diferentes escolas públicas municipais e na SEME de Vitória-ES, intencionou pensar as praticaspolíticas de currículo e de formação continuada de professores nos enredamentos desses contextos. Para tanto, usa as teorizações dos estudos dos cotidianos pela compreensão de que, nesses contextos, estão coexistindo as múltiplas dimensões e circunstâncias de constituição dessas práticas-políticas pedagógicas que enredam os saberes, fazeres, valores, poderes, afetos, significados e culturas docentes. Metodologicamente, assume a pesquisa com os cotidianos para as problematizações e Certeau (1994) como principal intercessor das conversas com os praticantes que habitavam os contextos de realização da pesquisa. Os dados produzidos nos indicaram a importância de um olhar sensível em nossas relações com as escolas, considerando a multiplicidade e a complexidade dos processos de invenção curricular e de formação que potencializam esses cotidianos.

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Referências

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

GOMES, Maria Regina Lopes; EDUARDO, Carlos Eduardo. SOBRE A POTÊNCIA INVENTIVA DAS PRÁTICAS CURRICULARES E FORMATIVAS: ESPERANÇAS E “CURTIÇÕES” DE EDUCAR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 15–29, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3960. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO