SOBRE A POTÊNCIA INVENTIVA DAS PRÁTICAS CURRICULARES E FORMATIVAS: ESPERANÇAS E “CURTIÇÕES” DE EDUCAR
Palavras-chave:
currículos, formação de professores, cotidianos de escolas.Resumo
Este artigo é uma tessitura dos diferentes fios que compuseram nossa pesquisa de doutorado, concluída em 2011, pelo PPGE/UFES. Realizada em diferentes escolas públicas municipais e na SEME de Vitória-ES, intencionou pensar as praticaspolíticas de currículo e de formação continuada de professores nos enredamentos desses contextos. Para tanto, usa as teorizações dos estudos dos cotidianos pela compreensão de que, nesses contextos, estão coexistindo as múltiplas dimensões e circunstâncias de constituição dessas práticas-políticas pedagógicas que enredam os saberes, fazeres, valores, poderes, afetos, significados e culturas docentes. Metodologicamente, assume a pesquisa com os cotidianos para as problematizações e Certeau (1994) como principal intercessor das conversas com os praticantes que habitavam os contextos de realização da pesquisa. Os dados produzidos nos indicaram a importância de um olhar sensível em nossas relações com as escolas, considerando a multiplicidade e a complexidade dos processos de invenção curricular e de formação que potencializam esses cotidianos.Downloads
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