A FORMAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIMENSÕES PROFISSIONALISMO E PROFISSIONALIZAÇÃO

Autores

  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento
  • Andressa Graziele Brandt
  • Nadja Regina Sousa Magalhães

Palavras-chave:

formação docente, profissionalidade, profissionalização

Resumo

Neste trabalho refletimos sobre a formação do docente do ensino superior e o desenvolvimento do profissionalismo e da profissionalização. Delimitamos como objetivo: refletir sobre a necessidade do despertar do professor do ensino superior com relação à sua profissionalidade. Partimos do seguinte problema de pesquisa: o desenvolvimento do profissionalismo e da profissionalização depende da formação continuada, prática reflexiva e da contribuição da instituição que trabalha? Esta pesquisa de caráter qualitativo tem como interlocutoras quatro professoras, e a fundamentamos em teóricos, como: Tardif (2003), Sacristán (2003); Imbernón (2006); Nóvoa (1997); Masetto (2003); entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram a fragilidade do trabalho docente e a formação proporcionoulhes elevados níveis de profissionalização e favoreceu na construção da autonomia profissional. Constatamos que a formação continuada, o gosto pela profissão e a compreensão da educação como prática social, são fatores responsáveis pela permanência na profissão e a continuidade da luta pelo reconhecimento como profissional do ensino.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do; BRANDT, Andressa Graziele; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa. A FORMAÇÃO DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIMENSÕES PROFISSIONALISMO E PROFISSIONALIZAÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 31–52, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3973. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO