PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS

Autores

  • Antonio Sales
  • Azenaide Abreu Soares Vieira

Palavras-chave:

estagio supervisionado, segunda licenciatura, fenomenologia, professor como intelectual.

Resumo

A pesquisa teve como contexto de investigação um curso de segunda licenciatura em informática. Trata de um curso que reúne grupos de professoresacadêmicos de diferentes áreas de atuação, atuantes nas escolas como professor regente e professor formador em tecnologia educacional. Por se tratar de acadêmicos em atuação com dupla função no contexto escolar, interessamos em investigar as perspectivas dos mesmos em relação ao curso e à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A partir dos interesses revelados pelos acadêmicos, objetivamos traçar uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da disciplina para os próximos semestres de formação do grupo. Os dados serão analisados na perspectiva da pedagogia crítica e o método adotado foi o fenomenológico e os resultados apontam para necessidade de reorganizar a disciplina de estágio de modo a contribuir para a conscientização de que a realidade a ser mudada é, primeiramente, a do sujeito.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SALES, Antonio; VIEIRA, Azenaide Abreu Soares. PROFESSOR-ACADÊMICO OU ACADÊMICO-PROFESSOR: PONTOS E CONTRAPONTOS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 53–66, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3974. Acesso em: 23 fev. 2025.