EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Ozerina Victor de Oliveira
  • Rita de Cássia Santana Kiss

Palavras-chave:

Formação Integral, Integração Curricular.

Resumo

Esta pesquisa indaga sobre uma organização curricular na perspectiva da Educação Integral. Seu objetivo e identificar mudanças na organização do tempo e do conhecimento curriculares a partir de um Programa de Escola de Tempo Integral, tendo em vista compreender se essas mudanças interferem positivamente na formação integral dos alunos. Ela foi realizada por meio de fontes bibliográficas, documentais e de entrevistas com duas coordenadoras pedagógicas de uma escola pública, as quais foram decisivas para a compreensão do currículo. À luz de estudiosos da Educação Integral (TEIXEIRA, 1962; FELÍCIO 2011 e 2012; MONLEVADE, 2009) e do currículo integrado (FAZENDA, 2000), foi possível visualizar analisando os dados coletados, que existem obstáculos de diferentes ordens na realização da Educação Integral, mas também que existem evidências de superação de problemas existentes no trabalho pedagógico da escola pesquisada, no sentido da formação de valores, envolvendo habilidades do ser humano que vão além do racional.

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Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa Interministerial nº 17, de 24 de Abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Brasília: DOU,26.4.2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option =com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes>. Acesso em: 17 mar. 2011.

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TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTEGRADO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 119–136, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3983.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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