EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
educação, educação não/formal, Pedagogia SocialResumo
Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as propostas educacionais existentes num Centro de Referência em Assistência Social - CRAS do município de Macarani-BA, caracterizado aqui como um espaço de educação não/escolar formal, campo de atuação da Pedagogia Social. Assim, teve-se como objetivos específicos: conhecer os projetos desenvolvidos, verificando de que forma são desenvolvidos e a quem se destina, e identificar quais os profissionais responsáveis pela sua implantação e desenvolvimento. Nessa pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se a entrevista semiestruturada realizada com a coordenadora do CRAS, juntamente com a análise dos documentos da instituição, que nos permitiu extrair as observações conclusivas de que os projetos desenvolvidos no CRAS são educacionais no momento em que proporcionam aos seus usuários a compreensão de que é necessária uma transformação nas suas condições de vida, promovendo assim a emancipação do sujeito, iniciando com a reflexão acerca de sua realidade e da necessidade de transformação, o que por sua vez impulsiona a ação.Downloads
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