EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO

Autores

  • Jaqueline Almeida Sousa
  • Lúcia Gracia Ferreira

Palavras-chave:

educação, educação não/formal, Pedagogia Social

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as propostas educacionais existentes num Centro de Referência em Assistência Social - CRAS do município de Macarani-BA, caracterizado aqui como um espaço de educação não/escolar formal, campo de atuação da Pedagogia Social. Assim, teve-se como objetivos específicos: conhecer os projetos desenvolvidos, verificando de que forma são desenvolvidos e a quem se destina, e identificar quais os profissionais responsáveis pela sua implantação e desenvolvimento. Nessa pesquisa de caráter qualitativo utilizou-se a entrevista semiestruturada realizada com a coordenadora do CRAS, juntamente com a análise dos documentos da instituição, que nos permitiu extrair as observações conclusivas de que os projetos desenvolvidos no CRAS são educacionais no momento em que proporcionam aos seus usuários a compreensão de que é necessária uma transformação nas suas condições de vida, promovendo assim a emancipação do sujeito, iniciando com a reflexão acerca de sua realidade e da necessidade de transformação, o que por sua vez impulsiona a ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem. Lei nº 11.692. Congresso Nacional, Brasília, 2008.

BRAUN, Edna; KERNKAMP, Clarice da Luz. A realidade regional e o serviço social. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2010.

DEMO, Pedro. Educação e desenvolvimento: mito e realidade de uma relação possível e fantasiosa. Campinas, SP: Papirus, 1999.

DÍAZ, Andrés Soriano. Uma aproximação à pedagogia social. Revista Lusófana de Educação. 2006, 7, 91-104.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GONÇALVES, Amanda Boza; FERREIRA, Maria Claudia; BARBOZA, Sergio e Goes. Cultura, família e sociedade. Pearson Prentice Hall: São Paulo, 2010.

MORAES, Cândida Andrade de. Pedagogia Social comunidade e formação de educadores: na busca do saber sócio-educativo. 14 p. Disponível em: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/ espaco-autorias/artigos/pedagogia-social.pdf. Acessado em 21/02/2012.

SEVERINO, Antonio J. Formação docente: conhecimento científico e saberes dos professores. Ariús, Campina Grande, v. 13, n. 2, p. 121–132, jul./dez. 2007.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Como Citar

SOUSA, Jaqueline Almeida; FERREIRA, Lúcia Gracia. EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) COMO CAMPO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL OU PEDAGÓGICO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 137–153, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3984. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO