DEZ ANOS DO GT EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DA ANPED (2002-2012): CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
relações étnico-raciais, campo educacional, pesquisa educacional.Resumo
O presente trabalho busca realizar um breve balanço da produção acadêmica do Grupo de Trabalho – GT – 21, Educação e Relações Étnico-Raciais, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, cujas atividades iniciam-se no ano de 2002 como Grupo de Estudos, passando a GT dois anos depois, inicialmente denominado Afro-Brasileiros e Educação, posteriormente Educação e Relações Étnico-Raciais, o que implicou numa ampliação do escopo das questões tratadas. Nossa intenção não se centra em realizar um exame exaustivo dos trabalhos apresentados neste espaço, mas sim, refletir sobre o processo de consolidação de tal temática no campo educacional brasileiro, analisando a relevância da mesma para a compreensão da própria sociedade brasileira, apresentando os principais temas debatidos nesse GT nos últimos dez anos.Downloads
Referências
ARAÚJO, Clara. Potencialidades e limites da política de cotas no Brasil. Revista Estudos Femeministas v. 9, n.1, p.231-252. 2001.
AUGUSTO, Maria Helena Oliva. Retomada de um legado: Marialice Foracchi e a sociologia da juventude. Tempo social. v.17, n.2, p.11-33. 2005.
BARROZO, Paulo Daflon. A idéia de igualdade as ações afirmativas. Lua Nova. s/v, n. 63, p.103-141. 2004.
BASTOS, Elide Rugai. As criaturas de Prometeu: Gilberto Freyre e a formação da sociedade brasileira. São Paulo: Global, 2006.
CATANI, Denice Barbara; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Um lugar de produção e a produção de um lugar: a história e a historiografia divulgadas no GT História da Educação da ANPEd (1985-2000). Revista Brasileira de Educação. s/v, n. 19, p.113-128. 2002.
COSTA, Marcio da; SILVA, Graziella Moraes Dias da. Amor e desprezo: o velho caso entre sociologia e educação no âmbito do GT-14. Revista Brasileira de Educação. s/v, n.22, p.101-120. 2003.
DANTAS, Carolina Vianna. O Brasil café com leite: debates intelectuais sobre mestiçagem e preconceito de cor na primeira república. Tempo. v. 13, n. 26, p.56-79. 2009.
FERRARO, Alceu Ravanello. A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação. Revista Brasileira de Educação. s/v, n. 30, p.47-69. 2005.
FERREIRA, Júlio Romero; BUENO, José Geraldo Silveira. Os 20 anos do GT educação especial: gênese, trajetória e consolidação. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 17, n. spe1, p.143-170. 2011.
FORQUIN, Jean-Claude. Sociologia das desigualdades de acesso à educação. In: ______ (Org.). Sociologia da Educação: dez anos de pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 19-78.
FRY, Peter. A persistência da raça: ensaios antropológicos sobre o Brasil e a África austral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
GATTI, Bernardete A. Formação de grupos e redes de intercâmbio em pesquisa educacional: dialogia e qualidade. Revista Brasileira de Educação. s/v, no.30, p.124-132. 2005.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; MICHELS, Maria Helena. A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 - educação especial da ANPED. Revista Brasileira de Educação Especial. v.17, no. spe1, p.105-124. 2011.
GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educação & Sociedade, v. 33, n. 120 p. 727-744, 2012.
GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Baianos e paulistas: duas “escolas” de relações raciais?. Tempo social. v. 11, n. 1, p.75-95. Maio 1999.
______. Preconceito de cor e racismo no Brasil. Revista de Antropologia. v. 47, n. 1, p.9-43. 2004.
HÖFLING, Eloisa de Mattos. Estado e políticas (públicas) sociais. Cadernos do CEDES, v. 21, n. 20, p. 30-41, 2001.
LEHMANN, David. Gilberto Freyre: a reavaliação prossegue. Horizontes antropológicos. v. 14, n. 29, p.369-385. 2008.
LEITE, Janete Luzia. Política de cotas no Brasil: política social?. Rev. Katálysis. v.14, n.1, p.23-31. Jun 2011.
LOPES, Vera Neusa. Racismo, preconceito e discriminação. In: MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 185-204.
MAGGIE, Yvonne. Mário de Andrade ainda vive? O ideário modernista em questão. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 20, n. 58, p.5-25. 2005a.
______. Políticas de cotas e o vestibular da UnB ou a marca que cria sociedades divididas. Horizontes antropológicos, v. 11, n.23, p.286-291. 2005b.
MIGUEL, Antonio. Áreas e subáreas do conhecimento, vínculos epistemológicos: o GT de Educação Matemática da ANPEd. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 38, p.387-396. 2008.
MOTTA, Roberto. Paradigmas de interpretação das relações raciais no Brasil. Estudos afro-asiáticos, s/v, n. 38, p.113-133. 2000.
NASCIMENTO, Sebastião; TOMAZ, Omar Ribeiro. Raça e nação. In: SANSONE, Livio, PINHO, Osmundo Araújo (Org.). Raça: novas perspectivas antropológicas. Salvador: Associação Brasileira de Antropologia: EDUFBA, 2008. p. 193-236.
PAUTASSI, Laura C. Há igualdade na desigualdade? Abrangência e limites das ações afirmativas. Sur, Revista internacional de direitos human. v. 4, n.6, p.70-93. 2007.
PIOVESAN, Flávia. Ações afirmativas no Brasil: desafios e perspectivas. Revista Estudos Feministas, v. 16, n. 3, p.887-896. 2008.
SANTOS, Sales Augusto dos et al. Ações afirmativas: polêmicas e possibilidades sobre igualdade racial e o papel do estado. Revista Estudos Feministas,v. 16, n. 3, p.913-929. 2008.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças – cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SILVÉRIO, Valter Roberto et al. Relações Étnico-Raciais. In: MISKOLCI, Richard (Org.) Marcas da Diferença no Ensino Escolar. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 113-155.
SISS, Ahyas; OLIVEIRA Iolanda de. Trinta Anos de ANPED. As Pesquisas sobre a Educação dos Afro-brasileiro e o GT 21: Marcas de uma trajetória. In: 30ª Reunião Anual da ANPEd, 2007, Caxambu. GT 21 - Trabalhos Encomendados, 2007.
SOUSA, Sandra Zákia; BIANCHETTI, Lucídio. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 36, p.389-409. 2007.
VILLAS BÔAS, Glaucia. Mudança provocada: Passado e futuro no pensamento sociológico brasileiro. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2006.
WEBER, Silke. Como e onde formar professores: espaços em confronto. Educação & Sociedade. v. 21, n. 70, p.129-155. 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".