ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA

Autores

  • Noemi Mendes Alves Lemes
  • Maria Irene Miranda

Palavras-chave:

aprendizagem, projeto ADA, psicopedagogia.

Resumo

Esse artigo é uma pesquisa de mestrado cujo objeto foi o Projeto de Atendimento ao Desenvolvimento da Aprendizagem (ADA), na rede municipal de Uberlândia-MG, instituído no período de 2007 a 2010 no qual se fundamentou na perspectiva psicopedagógica. O objetivo perpassou por conhecer os resultados e impactos nas escolas. A abordagem qualitativa de pesquisa e os instrumentos para coleta de dados: análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e grupo focal em duas unidades escolares possibilitou a análise dos dados, organizada em três eixos temáticos. A criação e desenvolvimento do projeto contribuíram para o atendimento de alunos com dificuldade de aprendizagem e as ações desenvolvidas foram coerentes aos objetivos propostos. A pesquisa deparou com alguns fatores limitadores nas ações do ADA os quais foram utilizados como justificativa para terminar o projeto. No entanto, paradoxalmente, essas limitações se configuraram como responsabilidades da gestão municipal.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

LEMES, Noemi Mendes Alves; MIRANDA, Maria Irene. ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 95–114, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3991. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO