ENTRE O QUERER E O REALIZAR: ATENDIMENTO ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA
Palavras-chave:
aprendizagem, projeto ADA, psicopedagogia.Resumo
Esse artigo é uma pesquisa de mestrado cujo objeto foi o Projeto de Atendimento ao Desenvolvimento da Aprendizagem (ADA), na rede municipal de Uberlândia-MG, instituído no período de 2007 a 2010 no qual se fundamentou na perspectiva psicopedagógica. O objetivo perpassou por conhecer os resultados e impactos nas escolas. A abordagem qualitativa de pesquisa e os instrumentos para coleta de dados: análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e grupo focal em duas unidades escolares possibilitou a análise dos dados, organizada em três eixos temáticos. A criação e desenvolvimento do projeto contribuíram para o atendimento de alunos com dificuldade de aprendizagem e as ações desenvolvidas foram coerentes aos objetivos propostos. A pesquisa deparou com alguns fatores limitadores nas ações do ADA os quais foram utilizados como justificativa para terminar o projeto. No entanto, paradoxalmente, essas limitações se configuraram como responsabilidades da gestão municipal.Downloads
Referências
BARBOSA, L.M.S. A Psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.
BEHRENS, M.A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BOSSA, N.A. A Psicopedagogia no Brasil: Contribuições a partir da prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
BRASIL. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Portal Ideb. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2011.
CANDAU, V.M. Multiculturalismo e Educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A.F, CANDAU, V.M. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
CHAMAT, L. S. J. Técnicas de diagnóstico psicopedagógico. O diagnóstico clínico na abordagem interacionista. São Paulo: Vetor, 2004.
CORTESÃO, L. O arco-íris na sala de aula? Processos de organização de turmas: reflexões críticas. Cadernos de Organização e Gestão Curricular. Instituto de Inovação Educacional, 1999. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2007.
CUNHA, M.I. Paradigmas científicos e propostas curriculares. 1998. Disponível em . Acesso em: 10 jan. 2011.
FALSARELLA, A.M. Políticas de capacitação e mudanças no cotidiano escolar. In: SAMPAIO, M.M.F. O cotidiano escolar face às políticas educacionais. Araraquara: JM, 2002.
FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e da família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FERREIRO, E. A criança no processo de alfabetização. São Paulo: PUC, 1987.
FREIRE, G.L; DUARTE, A.M. Concepções de aprendizagem em estudantes universitários brasileiros. Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Psicol. USP vol. 21 nº 4. São Paulo, 2010. In: MONTE, P.M.; LUSTOSA, A.V.M.F. A dimensão subjetiva da aprendizagem: contribuições da teoria históricocultural. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0103-65642010000400012>. Acesso em: 30 abr. 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALLO, S. Transversalidade e educação: pensando uma educação nãodisciplinar. In: ALVES, N.; GARCIA, R. L. O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: Dp&a, 2000. p. 17-38.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. [Tradução Francisco Pereira]. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.
MONTE, P. M.; LUSTOSA, A. V. M. F. A dimensão subjetiva da aprendizagem: contribuições da teoria histórico-cultural. 2010. Disponível em:<http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT.11/ GT_11_02_2010.pdf> . Acesso em: 30 abr. 2012.
MORAES. M.C. O paradigma educacional emergente. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000..
PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: história de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1996.
SAMPAIO, M. M. F. O cotidiano escolar face às políticas educacionais. Araraquara: JM, 2002.
SILVA, M. Educar em nosso tempo. Sala de Aula interativa. Rio de Janeiro: Quartel, 2001.
SMITH, C.; STRICK, L. Dificuldades de Aprendizagem de A a Z. Porto Alegre: Artmed, 2001.
STERNBERG, R.J., GRIGORENKO, E.L. Crianças rotuladas. O que é necessário saber sobre as dificuldades de aprendizagem. [Tradução: Magda França Lopes]. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VEIGA, I.P.A. et al. (Org.). Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas: Papirus, 2008.
VISCA, J.L. Clínica Psicopedagógica: a epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
YIN, R.K. Estudo de Caso – Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Brookman, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".