UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR

Autores

  • Vitor Gomes

Palavras-chave:

fenomenologia, educação social, psicopedagogia.

Resumo

Trata-se de um artigo que utiliza o método fenomenológico de pesquisa, apresentando os conceitos de epoché, redução fenomenológica, versão de sentido, bem como algumas variantes deste tipo de pesquisa. Com o intuito ilustrativo, desvela a história de um educador social, um músico conceituado que viajou com orquestras por diversos lugares e sua formação na prática do dia a dia como educador social. Neste sentido, desvela uma psicopedagogia pragmática/vivida, na qual, utiliza o humor como ponte de aproximação e intervenção junto aos seus alunos. Por fim, o artigo conclui com uma reflexão acerca da importância de realização de outras pesquisas fenomenológicas como possibilidades de apresentação e leituras da realidade, desvelando assim, outras maneiras de ser e fazer pesquisa em fenomenologia.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

GOMES, Vitor. UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 127–137, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3993. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO