UM DIÁLOGO FENOMENOLÓGICO COM A EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS DE UM EDUCADOR
Palavras-chave:
fenomenologia, educação social, psicopedagogia.Resumo
Trata-se de um artigo que utiliza o método fenomenológico de pesquisa, apresentando os conceitos de epoché, redução fenomenológica, versão de sentido, bem como algumas variantes deste tipo de pesquisa. Com o intuito ilustrativo, desvela a história de um educador social, um músico conceituado que viajou com orquestras por diversos lugares e sua formação na prática do dia a dia como educador social. Neste sentido, desvela uma psicopedagogia pragmática/vivida, na qual, utiliza o humor como ponte de aproximação e intervenção junto aos seus alunos. Por fim, o artigo conclui com uma reflexão acerca da importância de realização de outras pesquisas fenomenológicas como possibilidades de apresentação e leituras da realidade, desvelando assim, outras maneiras de ser e fazer pesquisa em fenomenologia.Downloads
Referências
ANDRADE, Celana Cardoso; HOLANDA, Adriano Furtado. Apontamentos sobre Pesquisa qualitativa e pesquisa empírico-fenomenológica. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103166X2010000 200013&lng=en&nrm=iso> . Acesso em: 22 ago. 2013.
AMATUZZI, Mauro Martins. Por uma psicologia humana. São Paulo: Alínea, 2010. BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez editora, 2000.
BRANDÃO, Zaia (org). A crise dos paradigmas e a educação. Cortez: São Paulo, 1994.
CALIMAN, Geraldo. Promoviere la resilience educativa: daí fattori di rischio ai fattori protettivi. Lix dalla Fondazione, Roma: Ups, 2000.
CELUY, Roberta Hundzinski Damásio. Michel Foucault e o cuidado de si. Revista espaço acadêmico. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/ 073/73damasio.htm>. Acesso em: 18 out. 2008.
FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas. São Paulo: Pioneira, 1993.
GOMES, Vitor. Três formas de ser resiliente: (Des)velando a resiliência no espaço escolar. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2004.
______. Jovens depois da chuva: um estudo fenomenológico sobre a resiliência. São Paulo: Clube de Autores, 2010.
INCUBES. Educação Popular. Disponível em: <http://www.proex.uel.br/intes/ downloads/a_educacao_popular.doc> Acesso em: 10 nov. 2008.
LINS, Maria da Penha Pereira. O humor nas tiras em quadrinhos: uma análise de alinhamentos e enquadres em Mafalda.Vitória: Grafter, 2002.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
MOREIRA, Daniel Augusto. O Método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomsom, 2002.
SANDERS, Patrícia.Phenology: a new way of viewing organizacional research. Academy of Management Rewiew, v. 7. n. 3, 1982.
SANTOS, Rose Mary da Fonseca.Psicopedagogia institucional: uma experiência fundamentada na epistemologia convergente. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".