POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Autores

  • Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro

Palavras-chave:

inclusão, políticas educacionais, educação especial.

Resumo

O presente texto se insere no contexto das discussões sobre a inclusão em educação, partindo de uma revisão sobre a consolidação de um campo de saber como a Educação Especial, as políticas que visam a viabilizar o processo de inclusão escolar e também a discussão da necessidade do diálogo entre proposições de políticas educacionais e a prática pedagógica nesse contexto. Destaca-se também que, sendo a palavra inclusão um termo polissêmico, o fato de que ela está associada também à ampliação do acesso de uma diversa população à escola básica, não só do alunado da Educação Especial propriamente dita.Atualmente, o discurso da inclusão escolar está na pauta do dia-a-dia de grande parte dos países, seja por questões raciais, de gênero, sexualidade, crença religiosa, seja por condições orgânicas, entre outras, tornando-se relevante um diálogo entre as políticas e as práticas em nosso país

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

MASCARO, Cristina Angélica Aquino de Carvalho. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 33–55, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3999. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO