"MENSAGEIRA DE RELAÇÕES": A PROFESSORA PRIMÁRIA COMO INTELECTUAL DA CIDADE

Autores

  • Wiara Rosa Rios Alcântara

Palavras-chave:

professora primária, intelectual, escrita docente

Resumo

São os professores primários intelectuais? Este artigo visa a discutir a atuação e a constituição da professora primária como intelectual da cidade a partir da trajetória da professora BotyraCamorim, que atuou no campo educacional paulista na primeira metade do século XX. Para tanto, lançarei mão dos livros de memória, romances, contos e artigos por ela produzidos. Essas fontes permitem investigar, pelo estudo do conteúdo e da forma das obras, as estratégias que Botyra engendra para intervir na sociedade como professora e intelectual (SIRINELLI, 1996). Para este estudo, a operação metodológica consistiu em analisar não somente o conteúdo, mas a forma das publicações de Botyra por entender que esse procedimento permite perscrutar os lugares de sociabilidade (GOMES, 1999) que tornam possíveis a emergência e a divulgação das obras e dos saberes, bem como as estratégias de reconversão para intervenção na escola e na sociedade.

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Referências

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

"MENSAGEIRA DE RELAÇÕES": A PROFESSORA PRIMÁRIA COMO INTELECTUAL DA CIDADE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 71–92, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4001.. Acesso em: 14 nov. 2024.

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