REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender a importância da brinquedoteca na prática pedagógica como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, apontando os benefícios da ludicidade para crianças e educadores. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre jogos e brinquedoteca, como forma de embasar-nos teoricamente a respeito da temática. Para maior contextualização e compreensão da abordagem sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo com quinze professores de três escolas municipais nas quais já existia uma brinquedoteca, o que justifica a escolha destas entre outras instituições do município de Colider-MT. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para os professores expressarem suas opiniões quanto à ludicidade, bem como quanto à utilização da brinquedoteca como ferramenta pedagógica. Como complemento, foi aplicado um questionário para a coordenadora da Educação Infantil do município. Com esta pesquisa pôde-se perceber unanimidade quanto à importância da brinquedoteca como espaço pedagógico. Ressaltou-se, também, seu valor para o desenvolvimento psíquico-social da criança, por estimular a criatividade e favorecer a formação emocional, física e intelectual. Porém, destacaram-se algumas questões a serem corrigidas, uma vez que, sendo um tema emergente, ainda provoca discussões, como a capacitação profissional adequada ao conceito de brinquedoteca e mesmo sua validade, por haver certa relutância por parte de profissionais em agregar novas práticas a seu trabalho.Downloads
Referências
ARCE, A. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação e Sociedade, Campinas, v.22, n.74, p. 251-283, 2001.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: . Acesso em: 30.mar.2010.
________. Referencial curricular nacional para a educação infantil.Disponível em: <http://74.125.93.132/search?q=cache:vOSgutYFXy8J:portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf+http://portal.mec.gov.br/ educa%C3%A7%C3%A3o+infantl&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 04.set.2009. CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca um mergulho no brincar. 2.ed. São Paulo: Maltese, 1994.
FANTIM, M. Repensando o brincar na educação infantil. In: WADSWORTH, B. J. (Org). Inteligência e afetividade da criança.4. ed. São Paulo: Pioneira, 1996. p.79-94.
FIGUEIREDO, M. M. A. Brincadeira é coisa séria. Disponível em: . Acesso em: 22.mar.2010.
KISHIMOTO, T. M. Brinquedo e brincadeira, uso e significações dentro de contextos culturais. In:
SANTOS, S. M. P. (Org.). Brinquedoteca: lúdico em diferentes contextos. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. p.17-30
_______. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 9. ed., São Paulo: Cortez, 2006.
LIMA, J. M. A brincadeira na teoria histórico-cultural: de prescindível a exigência na educação infantil. WADSWORTH, B. J. (Org.).Inteligência e afetividade da criança. 4. ed. São Paulo: Pioneira, 1996. p.23-35
MOREIRA, J. A. N. Brinquedoteca: ferramenta pedagógica na educação infantil. 2010.45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Computação). Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário do Vale do Teles Pires, Colíder.
NEGRINE, A. Simbolismo do jogo. SANTOS, S. M. P. (Org.). Brinquedoteca: lúdico em diferentes contextos 11. ed. Petrópolis: Vozes, 1997. p.37-53.
PUIG J. M.; TRILLA, J. Pedagogia do ócio. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SANTOS, S. M. P. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 11. ed. Petrópolis: Vozes,1997.
SANTOS, S. M. P.; CRUZ, D. R. M. O lúdico na formação do educador. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
SOUZA, M.R.S. A importância do lúdico no desenvolvimento da criança. Disponível em: <http://www.saudevidaonline.com.br/artigo68.htm> . Acesso em: 29.mar.2008. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".