REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO

Autores

  • Egeslaine de Nez
  • Janete Aparecida Nicastro Moreira

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a importância da brinquedoteca na prática pedagógica como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, apontando os benefícios da ludicidade para crianças e educadores. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre jogos e brinquedoteca, como forma de embasar-nos teoricamente a respeito da temática. Para maior contextualização e compreensão da abordagem sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo com quinze professores de três escolas municipais nas quais já existia uma brinquedoteca, o que justifica a escolha destas entre outras instituições do município de Colider-MT. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado para os professores expressarem suas opiniões quanto à ludicidade, bem como quanto à utilização da brinquedoteca como ferramenta pedagógica. Como complemento, foi aplicado um questionário para a coordenadora da Educação Infantil do município. Com esta pesquisa pôde-se perceber unanimidade quanto à importância da brinquedoteca como espaço pedagógico. Ressaltou-se, também, seu valor para o desenvolvimento psíquico-social da criança, por estimular a criatividade e favorecer a formação emocional, física e intelectual. Porém, destacaram-se algumas questões a serem corrigidas, uma vez que, sendo um tema emergente, ainda provoca discussões, como a capacitação profissional adequada ao conceito de brinquedoteca e mesmo sua validade, por haver certa relutância por parte de profissionais em agregar novas práticas a seu trabalho.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO NORTE DE MATO GROSSO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 129–145, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4004.. Acesso em: 22 dez. 2024.