PÓS-GRADUANDOS STRICTO SENSU, A PESQUISA E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA TRÍADE DESARTICULADA.

Autores

  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Silva

Palavras-chave:

Formação de professores, pesquisa, política.

Resumo

O estudo analisa o trabalho docente dos professores com formação stricto sensu na educação básica. Utilizamos o materialismo histórico dialético investindo em quatro estratégias metodológicas: a) revisão bibliográfica; b) questionários; c) entrevistas; d) análise de documentos. O trabalho aponta que os professores com formação stricto sensu vivem um processo de proletarização no trabalho e que desejam realizar pesquisas, mas não tem condições estruturais para desenvolvê-las demandado a necessidade de se investir na pesquisa e na carreira docente como uma política de profissionalização e valorização.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro. PÓS-GRADUANDOS STRICTO SENSU, A PESQUISA E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA TRÍADE DESARTICULADA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 79–96, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4022. Acesso em: 14 abr. 2025.