APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A METODOLOGIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL DE DAVYDOV

Autores

  • Tadeu João Ribeiro Baptista
  • Made Júnior Miranda

Palavras-chave:

teoria da atividade, ensino desenvolvimental, educação física.

Resumo

O objetivo do presente texto é discutir a utilização do ensino desenvolvimental nas aulas de Educação Física, tendo como referência a utilização da Teoria Histórico Cultural da Atividade, sobretudo na perspectiva apresentada por Davydov e seus seguidores, apontando reflexões que contribuam para a sua utilização na prática social da Educação Física. Assim, em meio às perspectivas de ação pedagógica depreendemos que para atuar com os alunos de forma desenvolvimental a preocupação central do ensino é a formação de conceitos teóricos e científicos sobre o objeto em estudo, a partir da apropriação do conhecimento científico histórico-cultural produzido e por meio de atividades consideradas ações mentais propositivas. Desta forma, acreditamos que será justamente pelo desenvolvimento das capacidades próprias de raciocínio dos alunos e dos professores que qualquer vertente pedagógica poderá se efetivar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAPTISTA, Tadeu J. R. O adulto e a questão da autoconsciência. In: ______. Procurando o Lado Escuro da Lua: implicações sociais da prática de atividades corporais realizadas por adultos em academias de ginástica de Goiânia. Dissertação (Mestrado em Educação). Goiânia: UFG, 2001, pp. 60- 72.

_____. A autoconsciência do corpo na academia de ginástica. Estudos.Goiânia, v. 33, n.9/10, p. 773-787, set./out. 2006.

CHAIKLIN, S. Capítulo 13. In: WELLS, Gordon; CLAXTON, Guy (Eds.). Learning for Life in the 21st Century: sociocultural perspectives on the future of education, Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A.M. da Madeira Freitas. New York: BlackwellPublishingLtd., 2002.

DARIDO, S. C. O Contexto da Educação Física Escolar. In: DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003, pp. 1-24.

DARIDO, S. C. & RANGEL, I. C.A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: GuanabaraKoogan, 2005. DAVIDOV, V. La enseñanza escolar y el desarrollo psiquico. Moscou: Progresso, 1988.

_____.Problemas do ensino desenvolvimental - a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas SovietEducation, August,v. XXX, n. 8, 1986.

_____.Os conceitos básicos da psicologia contemporânea. In: Problemas do ensino desenvolvimental: A experiência da pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia. Tradução de textos publicados na Revista SovietEducation sob título Problemsofdesenvolvimentalteaching (tradução para o português não publicada). Educação Soviética. Agosto 1988c.

______.Uma nova abordagem para a interpretação da estrutura e do conteúdo da atividade. Trad. José Carlos Libâneo. Goiânia: s. n., s.d. (Digitado)

______. La Enseñanza escolar y el desarrollo psiquico: investigación psicológica teórica y experimental.Moscu: Editorial Progreso, 1988.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Buenos Aires: Ediciones Ciencias Del Hombre, 1978.

LIB NEO, J. C. & FREITAS, A. M. da M. Vygotsky, Leontiev, Davydov três aportes teóricos para a teoria histórico-cultural e suas contribuições para a didática. Eixo temático 3. Cultura e práticas escolares. Disponível em: http:/ /www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuais-coautorais/ eixo03. Acesso em:dezembro de 2009,

LIB NEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de V. Davydov. Revista Bras. de Educação, Rio de Janeiro, n.27, p. 5-24, dez. 2004.

______.Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Texto da conferência de abertura da VII Jornada de Ensino de Marília, promovido pelo Curso de Pedagogia da UNESP-Marília, 12 a 14 de agosto, 2008.

______.Questões de metodologia do Ensino Superior a teoria históricocultural da atividade de aprendizagem. Goiânia: UCG, 2003. (Digitado)

MEDEIROS, Mara; BATISTA, Marco Antônio de Medeiros & BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. Os processos pedagógicos da educação física como objeto de estudos e pesquisas do activa. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. Anais... São Luís: s.n., 2004, pp. 48-9.

PALAFOX, Gabriel H. M. Fundamentos da sistemática de intervenção denominada Planejamento Coletivo do Trabalho Pedagógico PCTP. Uberlândia: NEPECC/UFU, s.d.

SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes européias e Brasil. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2019-09-27

Como Citar

BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro; MIRANDA, Made Júnior. APROXIMAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A METODOLOGIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL DE DAVYDOV. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 97–114, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4023. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO