AS ARTICULAÇÕES SOCIOPSICOPEDAGÓGICAS ENTRE AS CULTURAS DA CRIANÇA PANTANEIRA E DA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Graciela Constantino

Palavras-chave:

Cultura, diversidade, identidade cultural, cultura escolar

Resumo

Este relato  de experiência  baseia-se na pesquisa que  investigou em uma amostra de 112 pais, 63 alunos e 18 professores, as relações que se estabelecem entre a cultura de crianças pantaneiras  e ribeirinhas de classe popular do contexto da Escola de Aplicação e Valorização Humana Lázara Falqueiro de Aquino da Faculdade de Educação/UNEMAT. Foi possível concluir entre as diversidades encontradas que a distância entre as culturas do aluno e a escolar prejudica o processo de aprendizagem e que é necessária uma maior valorização do local apesar de a escola permitir o diálogo entre as diferenças e  condições de igualdade para competir no mercado

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Referências

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

CONSTANTINO, Graciela. AS ARTICULAÇÕES SOCIOPSICOPEDAGÓGICAS ENTRE AS CULTURAS DA CRIANÇA PANTANEIRA E DA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 155–161, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4040. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO