AS ARTICULAÇÕES SOCIOPSICOPEDAGÓGICAS ENTRE AS CULTURAS DA CRIANÇA PANTANEIRA E DA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Cultura, diversidade, identidade cultural, cultura escolarResumo
Este relato de experiência baseia-se na pesquisa que investigou em uma amostra de 112 pais, 63 alunos e 18 professores, as relações que se estabelecem entre a cultura de crianças pantaneiras e ribeirinhas de classe popular do contexto da Escola de Aplicação e Valorização Humana Lázara Falqueiro de Aquino da Faculdade de Educação/UNEMAT. Foi possível concluir entre as diversidades encontradas que a distância entre as culturas do aluno e a escolar prejudica o processo de aprendizagem e que é necessária uma maior valorização do local apesar de a escola permitir o diálogo entre as diferenças e condições de igualdade para competir no mercadoDownloads
Referências
ARIÈS, Phillip. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
CECCIM, Ricardo Burg; CARVALHO, Paulo R. Antonacci (Orgs). Criança hospitalizada: atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: UFRGS, 1997. p. 27-42.
CUNHA, Geraldo Antônio da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Porto Alegre: Nova Fronteira, 1986.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LIMA, Elvira Souza. Ciclos de formação: uma reorganização do tempo escolar. GEDH (Grupo de Estudos do Desenvolvimento Humano). São Paulo: Sobradinho 107, 2000.
PROJETO Político Pedagógico da Escola de Aplicação e Valorização Humana “Lázara Falqueiro de Aquino”, Versão 1998.
VOLPATO, Luiza Rios Ricci. A conquista da terra no universo da pobreza: formação da fronteira oeste do Brasil. São Paulo: Hucitec, 1997.
VYGOTSKY, Levy S. A formação social da mente. São Paulo: Martins, 1991. maior
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".