DINÂMICAS CORPORAIS COMO FERRAMENTAS SOCIOEDUCATIVAS

Autores

  • Tania Suely Azevedo Brasileiro

Palavras-chave:

ações socioeducativas, Paulo Freire, metodologia problematizadora, dinâmicas corporais.

Resumo

Esta comunicação se propõe a compartilhar uma experiência metodológica de intervenção teórico-prática, baseada na aplicação de Dinâmicas Corporais como ferramentas socioeducativas, tendo como base teórica os fundamentos do pensamento de Paulo Freire, no qual o sujeito é concebido como um ser histórico, coletivo e que a palavra ocupa um lugar de destaque na constituição de sua consciência, a partir de um contexto ideológico e social, subsidiado por uma forma dialética de pensar as relações interdisciplinares no campo da Educação, levando em conta o ser humano e as condições sociais, históricas e econômicas em que ele vive

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Referências

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

_ _ _ _ _ _ _ . Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1997.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo: um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1978.

PAR METROS SOCIOEDUCATIVOS: proteção social para crianças, adolescentes e jovens: Igualdade como direito, diferença como riqueza: Caderno 1: Síntese / CENPEC – São Paulo. SMADS; CENPEC; Fundação Itaú Social, 2007.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

COMUNICAÇÃO

Como Citar

DINÂMICAS CORPORAIS COMO FERRAMENTAS SOCIOEDUCATIVAS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 135–140, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4043.. Acesso em: 9 jan. 2025.

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