ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.32.1741

Palavras-chave:

política pública, educação comparada, inclusão digital, Brasil, Uruguai.

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa das políticas públicas brasileiras e uruguaias de inclusão digital. Realizou-se o histórico das políticas públicas de inclusão digital no Brasil, com ênfase no Programa de Inovação Educação Conectada e no Uruguai e no plano “Conectividad Educativa de Informática Básica para el Aprendizaje em Línea” (CEIBAL). Para tal, a produção deste artigo foi sustentada pelo método comparativo nas perspectivas da pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que, embora o Brasil e Uruguai tenham dispositivos legais semelhantes para difundir propostas de inclusão digital educacional, as realidades brasileira e uruguaia diferem-se no ciclo de vida de suas políticas, principalmente em sua prossecução. O Uruguai, com o plano CEIBAL atingiu a meta de 100% de conectividade à internet na educação pré-primária, primária e secundária no país e, no Brasil, observou-se pontos críticos de implantação de políticas públicas de inclusão digital, devido a descontinuidade da sistematização de projetos que exigem sustentabilidade e prazos longos para a sua consolidação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, B. E. M.; DIAS, P.; SILVA, D. B. (orgs.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital.São Paulo: Ed. Loyola, 2013.

BALAGUER, R. Plan Ceibal: Los ojosdel mundo enel primer modelo OLPC a escala nacional. In: BALAGUER, R. (org.). Plan CEIBAL. Montevideo: Ed. Person, 2010.

BARROSO, J. Regulação e desregulação nas políticas educativas: tendências emergentes em estudos de educação comparada. In: BARROSO, J. (o.). Escola Pública –Regulação, Desregulação e Privatização. Porto: Editora Asa, 2003, p. 19-48.

BARROSO, J.; VISEU, A. S. A emergência de um mercado educativo no planeamento da rede escolar: de uma regulação pela oferta a uma regulação pela procura. Revista Educação & Sociedade,Campinas, v. 24, n. 84, p. 897-921. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302003000300008&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 25 maio 2019.

BRASIL. TCU. Política pública de inclusão digital. Brasília: TCU, 2015a. Disponível em: <https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/politica-publica-de-inclusao-digital.htm. Acesso em: 25 maio 2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015b. Disponível em:http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/Plano+Nacional+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+PNE+2014-2024++Linha+de+Base/c2dd0faa-7227-40ee-a520-12c6fc77700f?version=1.1. Acesso em: 30 maio 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).2017a. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 25 maio 2019.

BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 9.204, de 23 de novembro de 2017.

b.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9204.htm.Acesso em: 29 maio 2019.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 2.

CUBILLOS VARGAS,D. A. Políticas de inclusión digital a la latinoamericana? Los casos de Argentina, Colombia y Uruguay En perspectiva comparada. 2018. 293 f. Tese (Doutorado em Comunicação), Facultad de Periodismo y Comunicación Social, Universidad Nacional de La Plata, 2018. Disponível em: https://digital.fundacionceibal.edu.uy/jspui/bitstream/123456789/264/1/CUBILLOS%20DIANA%20-%20TESIS%20POLITICAS%20DE%20INCLUSION%20DIGITAL%20ARGENTINA-COLOMBIA%20Y%20URUGUAY.pdf. Acesso em: 30 maio 2019.

FERREIRA, A. G. O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação.Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 124-138, maio/ago. 2008.

LÉVY, P. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). 3. ed. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica.8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARTINS FILHO, I. G. da S. O princípio ético do bem comum e a concepção jurídica do interesse público. Revista Jurídica Virtual, n. 13, jun. 2000. Disponível em: https://revistajuridica.presidencia.gov.br/index.php/saj/article/view/1017/1001. Acesso em: 17 maio 2019.

RIVOIR, Ana L.; LAMSCHTEIN, Susana. Cinco años Del Plan Ceibal: algo más que una computadora para cada niño. 2012. Disponível em:http://www.unicef.org/uruguay/spanish/. Acesso em: 2 jun. 2019.

SCHRIEWER, J. Pesquisa em educação Comparada sob condições de interconectividade global.Trad.GeraldoKorndörfer e Luis Marcos Sander. São Leopoldo: Oikos, 2018.

UNESCO. En el camiño del plan CEIBAL. 2009. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000192580. Acesso em: 17 de agosto 2019.

UNESCO. Oficina Regional de Ciencia para América Latina y el Caribe. Disponível em: http://www.unesco.org/new/es/office-in-montevideo/home/. Acesso em: 20 maio 2019.

URUGUAI. Ministério da Educação e Cultura. Anuario Estadístico de Educación 2008. 2009. Disponível em: https://www.mec.gub.uy/innovaportal/file/1799/1/anuario_estadistico_2008.pdf. Acesso em: 17 agosto 2019.

URUGUAI. Ministério da Educação e Cultura. Plan Ceibal. 2010. Disponível em: https://www.ceibal.edu.uy/es/institucional. Acesso em: 20 maio 2019.

URUGUAI. ANUARIO ESTADÍSTICO NACIONAL. 2018, 95ª version. Disponível em: http://www.ine.gub.uy/web/guest/anuario-estadistico. Acesso em: 19 maio 2019.

VALENTE, A. J. As Tecnologias e as verdadeiras inovações na educação. In: ALMEIDA, M. E. B. de; DIAS, P.;SILVA, B. D.da(orgs.) Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Edições Loyola, 2013.

WORLD ECONOMIC FORUM. 2016. Disponível em: http://reports.weforum.org/global-information-technology-report-2016/networked-readiness-index/. Acesso em: 2 jun. 2019.

YOUNG DIGITAL PLANET. Educação no século 21: Tendências, ferramentas e projetos para inspirar. Trad.Danielle Mendes Sales. São Paulo: Fundação Santiliana, 2016.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

MOREIRA, Eliane Silva; LIMA, Erika de Oliveira; BRITO, Renato de Oliveira. ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO DIGITAL: BRASIL E URUGUAI. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 17–41, 2020. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.32.1741. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4314. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO