A CONTRIBUIÇÃO DA AÇÃO MEDIOTEC NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (2014-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.32.4367

Palavras-chave:

Pronatec, Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação

Resumo

No âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi incluída em 2017, a ação Mediotec. Essa ação visa aprimorar a oferta de vagas gratuitas nos cursos técnicos correlacionados ao ensino médio, disponibilizados na rede pública de educação. Este artigo visa analisar a contribuição da ação Mediotec no cumprimento da meta 11, contida no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (PEE/MS), vigentes no período decenal de 2014-2024. Diante disso, constata a exígua expansão das matrículas estudantis pertencentes à Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) durante os anos de 2014-2017, no Brasil, além de apresentar retração no quantitativo de matrículas na EPTNM, ao longo desse período no Mato Grosso do Sul. Por conseguinte, o aporte de matrícula estudantil na ação Mediotec foi diminuto para contribuir no cumprimento da meta 11.

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Publicado

2020-03-02

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ARTIGO

Como Citar

GONÇALVES, Fabiano Avelino. A CONTRIBUIÇÃO DA AÇÃO MEDIOTEC NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (2014-2024). Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 43–67, 2020. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.32.4367. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4315. Acesso em: 22 fev. 2025.