DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.32.87102

Palavras-chave:

Saberes docentes, prática pedagógica, identidade, conhecimento

Resumo

A profissão docente requer o domínio de diversos saberes para que a aprendizagem aconteça.  O presente artigo discute a pertinência da interação entre os conhecimentos construídos nos anos de formação e sua estreita e necessária articulação com o cotidiano escolar. Interroga-se: os saberes docentes construídos pelos professores ao longo do processo de formação inicial e continuada qualificam a prática pedagógica no cotidiano escolar? É uma reflexão bibliográfica de caráter ensaístico e será estruturada em dois movimentos: o primeiro abordará a construção dos saberes docentes que constituem a identidade do professor e o segundo as implicações destes saberes à prática cotidiana. Constata-se que constituir-se professor é um processo de formação contínuo em que estão envolvidos diferentes saberes que proporcionam a construção de sua identidade intimamente articulada com as práticas pedagógicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de pesquisa, v.42, n. 144, maio/agos. 2002, p. 351-367. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010015742012000200003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso: 16-09-2019.

FACCI, Dias Gonçalves Marilda. Formação de Professores Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor. Campinas São Paulo: Autores Associados, 2004.

FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 591-608, abr./jun. 2018.

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. São Paulo: Autores Associados, 2010.

LIBÂNEO Carlos José. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO Carlos José. O debate sobre o estudo científico da educação: ciência pedagógica ou ciências da educação? Revista Espaço Pedagógico. Passo Fundo, v. 10, n. 15, p.11-33. 2003.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O papel da Didática na Formação do Educador. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). A Didática em Questão. Petrópolis: Vozes, 1997.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MARQUES, Mario Osorio. Aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: UnijuÍ, 1995.

MARQUES, Mario Osorio. Pedagogia: a ciência do educador. Ijuí: Unijuí, 1990a.

MARQUES, Mario Osorio. O educador/pedagogo na relação educativa direta. Revista Contexto e Educação, Ijuí, Ano 5, nº 17, p. 17-30, jan./mar. 1990.

NÓVOA, Antônio. Desafio do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/70123343/Desafios-do-trabalho-do-professor-no-mundo-contemporaneo. Acesso: 22-06-2018.

PIMENTA, Garrido Selma. Saberes Pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez, 2009.

SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de currículum y formación del professorado, vol 9, nº 2, 2005.Universidad de Granada: Espanha. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=56790202. Acesso: 11-11-2018.

SHULMAN, Lee S. Paradigmas y programas de investigación en el estudio de la enseñanza: una perspectiva contemporânea. In: WITTROCK, Merlin. La investigación de la enseñanza I. Madrid: Ediciones Paidós, 1989.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

TARDIF, Maurice. Los saberes del docente y su desarrollo profesional. 3. ed. Madrid: Narcea, 2004.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

BERNARDI, Nádia Maria Ferronatto; FONTANA, Patrícia; KUHN, Martin. DA PERTINÊNCIA DOS SABERES DOCENTES ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 87–102, 2020. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.32.87102. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4317. Acesso em: 14 mar. 2025.