GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.32.103119

Palavras-chave:

Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Gênero na EJA. Escolas Estaduais de Erechim/RS/Brasil

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa strictu sensu em educação. Objetiva identificar o público alvo integrante da EJA em relação ao gênero buscando verificar indicadores que permitam compreender e problematizar a natureza desse fenômeno. Metodologicamente a investigação constitui a pesquisa documental (GIL, 1999) como um método de escolha e de verificação de dados. Trata-se de um estudo de natureza descritiva (GIL, 1999 e ANDRADE, 2002) e qualitativa que tem como campo empírico as séries finais da EJA nas escolas da rede estadual de ensino do município de Erechim, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados obtidos revelam que os homens são a maioria dos(as) estudantes nessa etapa da EJA. Fato local que se apresenta na contramão das pesquisas mais recentes que tratam do tema na EJA, uma vez que a literatura mais geral aponta ser, das mulheres, a maior participação nas matrículas na EJA.

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Publicado

2020-03-02

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Seção

ARTIGO

Como Citar

GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 103–119, 2020. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.32.103119. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4318.. Acesso em: 3 jul. 2024.

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