GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.32.103119

Palavras-chave:

Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Gênero na EJA. Escolas Estaduais de Erechim/RS/Brasil

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa strictu sensu em educação. Objetiva identificar o público alvo integrante da EJA em relação ao gênero buscando verificar indicadores que permitam compreender e problematizar a natureza desse fenômeno. Metodologicamente a investigação constitui a pesquisa documental (GIL, 1999) como um método de escolha e de verificação de dados. Trata-se de um estudo de natureza descritiva (GIL, 1999 e ANDRADE, 2002) e qualitativa que tem como campo empírico as séries finais da EJA nas escolas da rede estadual de ensino do município de Erechim, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados obtidos revelam que os homens são a maioria dos(as) estudantes nessa etapa da EJA. Fato local que se apresenta na contramão das pesquisas mais recentes que tratam do tema na EJA, uma vez que a literatura mais geral aponta ser, das mulheres, a maior participação nas matrículas na EJA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, A.; CORSO, A. M. A educação de jovens e adultos: aspectos históricos e sociais. Anais... XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba-PR, PUCPR, 26 a 29 de outubro de 2015.

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Fiuza, 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Aspectos complementares da Educação de jovens e adultos e educação profissional. Brasília: IBGE, 2009.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Educação 2017. Brasília: IBGE 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101576_informativo.pdf. Acesso em julh.2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: INEP 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mulheres-sao-maioria-na-educacao-profissional-e-nos-cursos-de-graduacao/21206. Acesso em fevereiro. 2019.

BEZERRA, V.; BARRETO, M.O. Trajetória da educação de jovens e adultos: histórico no Brasil, perspectivas atuais e conscientização na alfabetização de adultos. Cairu em Revista. Ano 03, n.4, p.164-190, jul/ago 2014.

FERNANDES, C.L.; NASCIMENTO, P.H.L.; SILVA, W.T.A. OLIVEIRA, M.J.; FERREIRA, K.R.M. A inserção da mulher na modalidade EJA. Anais... II Congresso Internacional de Educação Inclusiva. Maceió-AL, 16 a 18 de novembro de 2016.

FRIEDRICH, M.; BENITE, A.M.C; BENITE, C.R.M.; PEREIRA, V.S. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas da Educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./jun. 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 108-130, 2000.

LEINEKER, M.S.L. EJA: diversidade e contexto histórico. Guarapuava: Unicentro, 2009.

LOSSO, A. R. S. Relendo Paulo Freire na EJA: mediações cotidianas. Revista Da Educação Superior Do Senac DEZ./2010 v. 3, n. 2 ISNN 1984-2880.

NARVAZ, M.G.; SANT’ANNA, S.M.L.; TESSELER, F.A. Gênero e educação de jovens e adultos: a histórica exclusão das mulheres dos espaços de saber-poder. Diálogo, Canoas, n. 23, p. 93-104, ago. 2013.

NASCIMENTO, A. A educação de jovens e adultos no Brasil: a problemática da alfabetização no país. Anais... X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba-PR, PUCPR, 07 a 10 de novembro de 2011.

ORO, A.; WESCHENFELDER, R.C.S.; STECANELA, N. Mulheres e EJA: o que elas buscam? Anais… I Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação. Florianópolis, 2010.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA.

Educação de jovens e adultos: uma memória contemporânea, 1996-2004.

Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2004. Disponível em:< http://

WWW.publicações.inep.gov.br>. Acesso em: 07 dez. 2007

PAIVA, V. História da Educação Popular no Brasil: Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 2003.

RODRIGUES, D. J. F. A juvenilização dos alunos da EJA e do PROEJA. In: ARAÚJO, J.M.D.; VALDEZ, G.R.B. PROEJA: refletindo o cotidiano. Campos dos Goytacazes (RJ): Essentia, 2012.

RUMMERT, S. M. Educação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 175-208, jan./jun. 2008.

STRELHOW, T. B. Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR, Campinas, n.38, p. 49-59, jun. 2010.

VIEGAS, A. C. de C.; MORAES, M. C. S. Um convite ao retorno: relevâncias no histórico da EJA no Brasil. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1, p. 456-478, 2017.

VIGANO, S. de M. M.; LAFFIN, M. H. L. F. A Educação de Jovens e Adultos como um espaço de empoderamento das mulheres. EJA em debate, v. Ano 5, p. 12-28, 2016.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

GÊNERO E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ERECHIM/RS/BR: O QUE OS INDICADORES DE PESQUISA REVELAM?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 103–119, 2020. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.32.103119. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4318.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 447

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.