UMA PROBLEMATIZAÇÃO DAS SUBJETIVAÇÕES DOCENTES A PARTIR DA ESCRITA TOMADA COMO UMA TÉCNICA DE SI

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DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.32.165188

Palavras-chave:

escrita, técnica de si, subjetivação, docência

Resumo

Este artigo problematizacomoaescrita realizada em memoriais vemfuncionandocomoumatécnicadesinaproduçãodemodosdesubjetivação de docentes em um cursodeLicenciaturade umInstitutoFederal no estado do Rio Grande do Sul. As análises foram realizadas a partir das teorizações foucaultianas, investigando os discursos que atravessam os memoriais e de que modos esses indivíduos são tomados como objetos de conhecimentos e, ao mesmo tempo, subjetivados a partir dessa técnica específica. Diagnosticou-se uma escrita operada como exame e confissão por meio de discursos da vocação, conscientização, inclusão, qualidade e mercado de trabalho, produzindo nesses alunos em processo de formação docente uma relação consigo mesmos em que se assume o lugar messiânico de conscientização e salvação social das novas gerações. Não se tratou de denunciar tais práticas como equivocadas, mas de pensar a criação de brechas, tomando a docência para além dos discursos de salvação.

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Publicado

2020-03-02

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

UMA PROBLEMATIZAÇÃO DAS SUBJETIVAÇÕES DOCENTES A PARTIR DA ESCRITA TOMADA COMO UMA TÉCNICA DE SI. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 165–188, 2020. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.32.165188. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4323.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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