POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.32.237255

Palavras-chave:

Michel Foucault, ferramentas foucaultianas, educação

Resumo

O trabalho teve como objetivo analisar contribuições teórico-metodológicas de Michel Foucault para a Educação. É um estudo teórico qualitativo com foco tanto nas obras foucaultianas quanto nos interlocutores na cena acadêmica nacional que correlacionam suas ferramentas teóricas à Educação, como campo fértil e propicio às problematizações. Conclui-se que as ferramentas foucaultianas históricas nos auxiliam no entendimento das relações de saber-poder-subjetivação que habitam o cenário educacional na contemporaneidade.

Downloads

Referências

BRUNI, J. O silêncio dos sujeitos. In: SCAVONE, L.; ALVAREZ, M. C.; MISKOLCI, R. (Org.). O legado de Foucault. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.

CARDOSO JR, H. R.. Tramas de Clio: convivência entre filosofia e história. Curitiba: Aos quatro ventos, 2001.

CARDOSO JR, H. R. Para que serve uma subjetividade? Foucault, tempo e corpo. Psicologia: reflexão e crítica. Porto Alegre, n. 18, v. 3, p. 343-349, 2005.

CARDOSO JR, H. R.; LEMOS, F. C. S. (Orgs.). Foucault e Deleuze/Guattari: corpos, instituições e subjetividades. São Paulo: Annablume, 2011.

DELEUZE, G. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 1995. (Coleção Trans).

DÍAZ, E. A filosofia de Michel Foucault. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

DREYFUS, H.; RABINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FISCHER, R. M. B. Adolescência em discurso: mídia e produção de subjetividade. 1996. 297f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 1996.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 114, p. 197-223, novembro/2001.

FISCHER, R. M. B. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade – Curso no Collége de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 30 ed. São Paulo: Graal, 2012.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 21 ed. São Paulo: Loyola, 2011.

FOUCAULT, M. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. (Coleção Ditos e Escritos vol. II).

FOUCAULT, M. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. 40 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

FOUCAULT, M. A escrita de si. In: Ditos e escritos: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, M. Verdade, poder e si mesmo. In: Ditos e escritos: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, M. O que é um autor? In: Ditos e escritos: Estética: literatura e cinema, música e cinema. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

GALLO, S. Foucault: (Re)pensar a Educação. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs.). Figuras de Foucault. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Coleção Estudos Foucaultianos).

GALLO, S. Repensar a educação: Foucault. Revista Educação & Realidade. Porto Alegre, n. 29, v. 1, p. 79-97, jan/jun 2004.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5 ed. Belo Horizonte: Autentica, 2010.

PASSETTI, E. Sobre a sociedade de controle, educação e fluxos. In: TEDESCO, Sílvia; NASCIMENTO, Maria Lívia do (Orgs.). Ética e subjetividade: novos impasses no contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

VEYNE, P. M. Como se escreve a história e foucault revoluciona a história. 4 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

REIS JÚNIOR, Leandro Passarinho. POR QUE TRABALHAR COM FOUCAULT NA EDUCAÇÃO?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 237–255, 2020. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.32.237255. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4326. Acesso em: 11 abr. 2025.