EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2019.32.257277

Palavras-chave:

educação, modernidade líquida, Paidéia

Resumo

Com a passagem da modernidade para a modernidade líquida, a sociedade se viu imersa em inúmeras crises de paradigmas que se apresentam em todos os campos: social, cultural, econômico, afetivo, educacional, religioso, político, entre outros. Mudou a noção de família, nação, religião, consumo, educação. Ou seja, mudou a hierarquia de valores, a forma de estar no mundo, de perceber, pensar e agir sobre ele. Este trabalho tem o objetivo de pensar a educação na contemporaneidade, uma época que Zygmunt Bauman nomeia de modernidade líquida. Para caracterizá-la, tomaremos como base o pensamento de Z. Bauman; para pensar a educação, recorreremos ao filósofo alemão Werner Jaeger, em sua obra Paidéia: a formação do homem grego; por fim,o conceito de educação que norteará este artigo é o proposto por Vera Werneck, em sua obra Educação e Sensibilidade: um estudo sobre a teoria dos valores.

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Publicado

2020-03-02

Como Citar

FERREIRA, Virgínia da Silva; WERNECK, Vera Rudge. EDUCAÇÃO – DA PAIDÉIA DE W. JAEGER À MODERNIDADE LÍQUIDA DE Z. BAUMAN. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 257–272, 2020. DOI: 10.30681/2178-7476.2019.32.257277. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4327. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO