ESTUDO DA EVASÃO UNIVERSITÁRIA EM CONTEXTOS EMERGENTES: DESAFIOS À PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.209225

Resumo

A expansão do acesso à educação superior no Brasil verificada a partir de políticas públicas federais permitiu a entrada de segmentos sociais historicamente afastados da universidade. Ao completar uma década, é possível observar as potencialidades e limites do REUNI, avançando a análise das questões relativas ao acesso para os dilemas da permanência estudantil. Nesse sentido, este trabalho investiga a evasão de alunos(as) em um Campus de uma universidade federal originada nesta política pública do sul do Brasil. Por meio de dados do sistema acadêmico da Instituição e considerando pesquisas e debates já realizados, objetiva-se compreender os desafios postos à permanência dos(as) estudantes neste contexto emergente. Examina-se este cenário a partir de referenciais teórico do campo da Sociologia da Educação. Dessa forma, resultados parciais da investigação apontam para um cenário de democratização inconclusa da universidade brasileira, no qual a evasão é multicausal e reflete os dilemas da permanência estudantil.

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Biografia do Autor

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim

Doutor e Pós-Doutor em Educação.Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim.Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE).Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH).Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Kelly Cristina dos Reis, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) e Servidora Técnico-Administrativa em Educação.Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim.Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-08-06

Como Citar

PEREIRA, Thiago Ingrassia; REIS, Kelly Cristina dos. ESTUDO DA EVASÃO UNIVERSITÁRIA EM CONTEXTOS EMERGENTES: DESAFIOS À PERMANÊNCIA ESTUDANTIL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 209–225, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.209225. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4792. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO