ESTUDO DA EVASÃO UNIVERSITÁRIA EM CONTEXTOS EMERGENTES: DESAFIOS À PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.209225Resumen
A expansão do acesso à educação superior no Brasil verificada a partir de políticas públicas federais permitiu a entrada de segmentos sociais historicamente afastados da universidade. Ao completar uma década, é possível observar as potencialidades e limites do REUNI, avançando a análise das questões relativas ao acesso para os dilemas da permanência estudantil. Nesse sentido, este trabalho investiga a evasão de alunos(as) em um Campus de uma universidade federal originada nesta política pública do sul do Brasil. Por meio de dados do sistema acadêmico da Instituição e considerando pesquisas e debates já realizados, objetiva-se compreender os desafios postos à permanência dos(as) estudantes neste contexto emergente. Examina-se este cenário a partir de referenciais teórico do campo da Sociologia da Educação. Dessa forma, resultados parciais da investigação apontam para um cenário de democratização inconclusa da universidade brasileira, no qual a evasão é multicausal e reflete os dilemas da permanência estudantil.
Descargas
Referencias
BRASIL. Censo de Educação Superior 2016. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: 3 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. Relatório da Comissão Especial de Estudos sobre Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras, SESu/MEC-ANDIFES-ABRUEM. Brasília: MEC/SESu, 1997, 152p.
CARDOSO, D. F.; LUDOVICO, N. Estudo longitudinal sobre as pesquisas de evasão no Ensino Superior: Diretório IBICT. REFAS, São Paulo, v.3, n. 4, p. 1-18, jun. 2017.
CERDEIRA, M. L. M. Educação superior em contextos emergentes: a qualidade e a internacionalização. In: FRANCO, M. E. D. P.; ZITKOSKI, J. J.; FRANCO, S. R. K. (Org.). Educação superior e contextos emergentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016, p. 25-45.
CERDEIRA, M. L. M.; CABRITO, B. (Orgs). Custos dos estudantes do ensino superior português: para a compreensão da condição social e económica dos estudantes do ensino superior. Lisboa: EDUCA, 2014.
CHAUÍ, M. Escritos sobre universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
DAMBROS, M. Dilemas na constituição do sentido atribuído ao popular na Universidade Federal da Fronteira Sul. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2015.
FERNANDES, F. Universidade e desenvolvimento. In: IANNI, O. (Org.). Florestan Fernandes: sociologia crítica e militante. São Paulo: Expressão Popular, 2004, p. 273-316.
FERNANDES, F. Universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Alfa-Omega, 1975.
FIALHO, M. G. D. A evasão escolar e a gestão universitária: o caso da Universidade Federal da Paraíba. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.
FREIRE, P. A educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
FREIRE, P. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
FRITSCH, R. A problemática da evasão em cursos de graduação em uma universidade privada. In: Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis, out. 2015, 17f. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT11-3986.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.
LOBO, M. B. C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. ABMES Cadernos, Brasília, n. 25, p. 9-58, 2012.
NEVES, C. E. B; RAIZER, L.; FACHINETTO, R. F. Educação superior para todos? Acesso, expansão e equidade: novos desafios para a política educacional. Sociologias, Porto Alegre, v.9, n. 17, p. 124-157, jan./jun. 2007.
OLIVEIRA, R. P. de. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 739-760, out. 2009.
PEREIRA, T. I. Classes populares na universidade pública brasileira e suas contradições: a experiência do Alto Uruguai Gaúcho. Curitiba: CRV, 2015.
RISTOFF, D. Democratização do Campus: impacto dos programas de inclusão sobre o perfil da graduação. Cadernos do GEA, Rio de Janeiro, v.5, n.9, jan./jun. 2016.
RISTOFF, D. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior. Florianópolis: Insular, 1999.
ROSSATO, R. Universidade: nove séculos de história. 2. ed. Passo Fundo: Ed. UPF, 2005.
ROTTA, E.; VITCEL, M. S.; ANDRIOLI, A. I. A Universidade Federal da Fronteira Sul e a sua experiência de inclusão por meio da instituição das cotas sociais. In: LUFT, H. M; FALKEMBACH, E.M.; CASAES, J. B. (Orgs.). Freire na agenda da educação: inclusão e emancipação – educação de jovens e adultos. Vol. 2. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012, p. 55-65.
SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SCHMITT, R. E. A evasão na educação superior: uma compreensão ecológica do fenômeno como estratégia para a gestão da permanência estudantil. In: Anais do 10º Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica da ANPED. Florianópolis, out. 2014, 21f. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/690-0.pdf. Acesso em: 29 de out. 2017.
SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no Ensino Superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez. 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Grupo de Pesquisa em Educação Popular/GRUPEPU. Relatório Evasão nos cursos de graduação da UFFS. Chapecó, 2014. 70p.
ZAGO, N.; PAIXÃO, L.P.; PEREIRA, T. I. Acesso e permanência no ensino superior: problematizando a evasão em uma nova universidade federal. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 19, n. 27, p. 145-169, jan./abr. 2016.
ZITKOSKI, J. J. A universidade na América Latina: algumas encruzilhadas diante do futuro de nosso continente. In: ZITKOSKI, J. J.; MORIGI, V. (Org.). Experiências emancipatórias e educação: a docência e a pesquisa. Porto Alegre: Corag, 2013, p. 13-25.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".