DESAFIOS DA FORMAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ETNOGRAFIA DO TIPO ESCOLAR

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.8199

Resumo

O objetivo central deste texto é problematizar os desafios da formação de professores indígenas na Universidade Federal de Rondônia a partir do pressuposto conceitual da interculturalidade. Analisa a partir de um fragmento etnográfico escolar as representações de docentes indígenas sobre identidades em sua relação com a produção de materiais didáticos. Em termos metodológicos, o estudo foi construído a partir de uma Etnografia do tipo escolar (ANDRÉ, 2005). O estudo mostrou a necessidade de produzir materiais didáticos diferenciados para os povos indígenas, de modo a operar uma matriz de conhecimento intercultural nas escolas das aldeias, assegurando as identidades e saberes indígenas em diálogo com os conhecimentos de matrizes coloniais.

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Biografia do Autor

  • Genivaldo Frois Scaramuzza, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Ji-Paraná-RO, Brasil.
    Doutor em Educação, Professor da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Ji-Paraná-RO, Brasil.
  • Maria Isabel Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Humaitá -AM, Brasil.
    Doutora em Educação, Professora da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Humaitá -AM, Brasil.
  • Simone Alves Scaramuzza Simone Alves Scaramuzza Simone Alves Scaramuzza, Supervisora Escolar – SEMED/JP, Ji-Paraná – RO, Brasil.

    Mestre em Educação, Supervisora Escolar – SEMED/JP, Ji-Paraná – RO, Brasil. 

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2021-01-11

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Como Citar

DESAFIOS DA FORMAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA ETNOGRAFIA DO TIPO ESCOLAR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 81–99, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.8199. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5149.. Acesso em: 8 out. 2024.