DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.121134

Resumo

O presente estudo é resultado de uma investigação bibliográfica de cunho analítico que tem por objetivo refletir sobre a formação inicial e continuada de professores como possibilidade de enfrentar o mal-estar docente. O texto está estruturado da seguinte forma: inicialmente, tomando por referência os estudos de Pimenta (2008), justifica a necessidade de implantação de trabalhos interdisciplinares e coletivos nas escolas como forma de “redesenhar as identidades docentes”; em seguida, defende a necessidade de planejar a formação continuada de professores, analisando três enfoques indicados nos estudos de Benincá (2002): informal/espontâneo, institucionalizado e forjado na práxis pedagógica; o terceiro tópico analisa, a partir dos estudos de Fávero (2009) e outros autores, a possibilidade de superar o mal-estar docente por meio da qualificação da formação inicial e continuada; por fim, nas considerações finais, o texto apresenta alguns indicativos que podem se mostrar produtivos para analisar as propostas de formação continuada que são ofertadas nos diversos cenários educacionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo/RS – Brasil.
    Doutorando em Educação. Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo/RS – Brasil.
  • Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo/RS – Brasil.

    Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF. Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo/RS – Brasil. 

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 1992;

ARAÚJO, Ulisses F. Ética, Cidadania e Educação Comunitária. Anais do V Congresso Municipal de Educação de São Paulo, v.01, p.51-54. São Paulo, 2006.

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

BENINCÁ, Elli. A formação continuada. In: BENINCÁ, Elli; CAIME, Flávia Eloísa (orgs). Formação de professores: um diálogo entre a teoria e a prática. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2002.

CONSALTÉR, E; FÁVERO, A. A. Elementos qualificadores da investigação científica no campo das políticas educacionais. In: Educação & Formação, Fortaleza, V. 4, n. 1, p. 148-163, 2019.

FERNÁDEZ ENGUITA. Mariano. Educar em tempos incertos. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ESTEVE, José M. A Terceira Revolução Educacional: a educação na sociedade do conhecimento. Trad. Cristina Antunes. São Paulo: Moderna, 2004.

FÁVERO, Altair A. Políticas de Formação Pedagógica: possibilidades de superar o mal-estar docente. In: CENCI, Ângelo Vitório, DALBOSCO, Cláudio Almir, MÜHL, Eldon Henrique, (org.). Sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, diversidade e formação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.

FÁVERO, A. A; CONSALTÉR, E. O neoliberalismo pedagógico como produto do sujeito empresarial: ameaças à democracia educacional. In: Currículo sem Fronteiras. Volume 20, Número 3 – set./dez. 2019.

FÁVERO, A. A; PIRES, D. O; CONSALTÉR, E. Escola conveniada ou charter school? Uma abordagem sobre termo de colaboração entre prefeitura e o terceiro setor para oferta da educação básica em Porto Alegre. In: Revista Espaço Pedagógico, v.27, n.1 – jan./abr. 2020.

FÁVERO, Altair; ESQUINSANI, Rosimar. Me ame, me abrace, me acolha! saberes docentes e políticas de formação continuada. Revista contrapontos – Eletrônica, v.11, n.1, p.6-13, jan-abr, 2011.

FAZENDA, Ivani C. A. Práticas Interdisciplinares na Escola. Ivani Catarina Arantes Fazenda, coordenadora. 11.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo. Educação como pratica da liberdade. 14.ed. Rio de Janeiro – RJ: Paz e Terra, 2011.

MARTINS SILVA, Janaína da Conceição. Formação continuada dos professores: visando a própria experiência para uma nova perspectiva. Revista Ibero-americana de Educação, n.º 55/3 – 2011.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. tradução: Eloá jacobina; 18.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

PIMENTA, Selma G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Saberes pedagógicos e atividade docente. Selma Garrido Pimenta (org.) São Paulo: Cortez, 2008.

PÉREZ GÓMES. Angel. O Pensamento Prático do Professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e a sua formação. 2ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

2021-01-11

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 121–134, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.121134. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152.. Acesso em: 13 nov. 2024.