A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANGOLANAS E AS EXPERIÊNCIAS AVALIATIVAS

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Resumo

O artigo aborda os pressupostos da avaliação institucional e a sua articulação com a promoção da qualidade de ensino no âmbito das políticas educacionais angolanas. De modo específico, identifica os conceitos de avaliação, de qualidade e analisa as tendências avaliativas no que tange as instituições de ensino superior no âmbito das políticas educacionais em Angola. A investigação que ora se apresenta, insere-se na abordagem da pesquisa exploratória de carácter bibliográfico para compor a análise da articulação entre o processo avaliativo institucional e as políticas governamentais. Ressalta-se que, a partir dos dados recolhidos, foi possível compreender as vertentes teóricas e metodológicas que incidem sobre as políticas de avaliação institucional em Angola, nota-se uma tendência de avaliação institucional, como iniciativas esporádicas, numa vertente diagnóstica que se insere nas visões e padrões da política educacional mais ampla, com ênfase na supervisão do Estado

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Biografia do Autor

  • António Miguel André, Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda – ISCED/Luanda- Angola.
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/ Investigador Coordenador (equiparado a Professor Catedrático) Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda – ISCED/Luanda- Angola.  /Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de amamiguel02@yahoo.com.br
  • Marciele Nazaré Coelho, Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais – CIS/Luanda-Angola Luanda – Angola.

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/ Professora Associada e Pesquisadora do Centro de Estudos Africanos - Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais – CIS/Luanda-Angola Luanda – Angola.  

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Publicado

2021-01-11

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ANGOLANAS E AS EXPERIÊNCIAS AVALIATIVAS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 135–156, 2021. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5153.. Acesso em: 19 nov. 2024.