PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.199219

Resumo

Esse artigo apresenta abordagens sobre a cultura indígena roraimense que foram realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR que está localizado na capital, Boa Vista. O objetivo central foi ampliar os conhecimentos dos discentes em relação as riquezas culturais dos povos indígenas roraimenses, através de um projeto de extensão intitulado Paradan: cultivando sementes. Partindo de uma realidade concreta, assumiu natureza aplicada. A pesquisa tem abordagem qualitativa e é caracterizada como explicativa. Entre os instrumentos utilizados estão questionários, visita orientada, materiais produzidos pelos discentes e relatórios descritivos. Nos resultados verificou-se que abordar a cultura indígena roraimense nos anos iniciais do ensino fundamental ampliou os conhecimentos referente às importantes contribuições para a formação da cultura roraimense e sua identificação no contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Morgado Silva, Universidade Federal de Roraima. Boa Vista- RR/Brasil.

Mestre em Desenvolvimento Regional. Professora. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista- RR/Brasil.

Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima. Boa Vista-RR/Brasil.

Mestre em Ensino. Professora. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista-RR/Brasil.

Jardielly Alencar Vasconcelos Martins, Universidade Federal de Roraima. Boa Vista-RR/Brasil.

Mestre em Educação. Professora. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista-RR/Brasil.

Referências

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm> Acesso em: 08 jul. 2019.

BRASIL Lei n° 11.465/08 de 10 de março de 2008. Estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União – Seção 1 – 11/3/2008, p. 1.

BRASIL Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular–BNCC. Brasília, DF, 2018.

BRASIL FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO. Índios no Brasil. Terras Indígenas. Disponível em: <http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/terras-indigenas> Acesso em: 07 jul. 2010.

BRASIL População do estado de Roraima (Censo demográfico 2010). Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=14> Acesso em: 07 jul. 2010.

BORGES, Elisabeth Maria de Fátima. A Inclusão da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nos Currículos da Educação Básica. Revista Mestrado em História, v. 12, n. 1, jan./jun. Vassouras: 2010, p. 71-83. Disponível em: <https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1IN8l5YjrMDY_MDA_606d5_/05A_Inclusaodahistoriaculturaafro.pdf> Acesso em: 10 jul 2019.

COSTA, Ana Valéria de Figueiredo; DUARTE, Ilda Maria Baldanza Nazareth; COSTA, Agenor Pereira. A interdisciplinaridade na gestão de projetos: “contextualizando as grandes áreas do conhecimento” na formação de professores. In: EDUCERE. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2015, Paraná. Anais...Paraná, 2015, p. 16696-16706.

DOMINGOS JÚNIOR, et al. Corpo, cultura de movimento e jogos indígenas nas aulas de educação física. Cadernos de Formação RBCE, p. 21-32, mar. 2017. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2231> Acesso em: 30 jun 2019.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Plano Nacional de Extensão Universitária. Ilhéus: Editus, 2001. (Coleção Extensão Universitária; v.1)

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: maio 2012. Disponível em: <http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf>. Acesso em: 08 jul 2019.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: ARTMED, 1998. p. 198.

JEZINE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte/MG. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004. Disponível em: <https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf>. Acesso em: 12 jul 2019.

JUNIA, Raquel. História e cultura africana e indígena nas escolas. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/historia-e-cultura-africana-e-indigena-nas-escolas> Acesso em: 10 mar. 2019.

MELO, Luciana Marinho de. Fluxos Culturais e os Povos da Cidade: entre os Macuxi e Wapichana de Boa Vista – Roraima. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2012, 156 p.

NASCIMENTO, Cleo Amorim. Subjetividade e Identidade na poesia topofílica de Zeca Preto – Boa Vista, 2014. Disponível em:<http://www.bdtd.ufrr.br/tde_arquivos/5/TDE-2014-05-02T112541Z-136/Publico/CleoAmorimNascimento.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2019.

OLIVEIRA, Reginaldo Gomes. A herança dos descaminhos na formação do Estado de

Roraima. 378p. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

Disponível em:

rma_o%20do%20estado%20de%20Roraima.pdf > Acesso em: 21 jun. 2019.

SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. – 3.ed. – reimpr. – São Paulo: McGraw-Hill, 2012.

SILVA, Tomaz. Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3º edição. 9º reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

UFRR. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Ensino. Escolas / Institutos / Núcleos. Apresentação da Universidade Federal de Roraima. Boa Vista (RR): UFRR, 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 jul. 2019.

UFRR UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Ensino. Escolas / Institutos / Núcleos. Apresentação do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista (RR): UFRR, 2019. Disponível em: <http://ufrr.br/insikiran/index.php?option=com_content&view=article&id=60&Itemid=268>. Acesso em: 09 jul. 2019.

UFRR UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Ensino. Escolas / Institutos / Núcleos. Histórico do Colégio de Aplicação - CAp. Boa Vista (RR): UFRR, 2019. Disponível em: <http://ufrr.br/cap/index.php/apresentacao>. Acesso em: 09 jul. 2019.

VALE, Ana Lia Farias. O “Ceará” em Roraima: migração de cearense 1980-1999. Jaboticabal: FUNEP, 2005, 173 p.

Downloads

Publicado

2021-01-11

Como Citar

SILVA, Renata Morgado; FEITOSA, Soraya de Araújo; MARTINS, Jardielly Alencar Vasconcelos. PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 199–219, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.199219. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO