PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.199219

Resumo

Esse artigo apresenta abordagens sobre a cultura indígena roraimense que foram realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR que está localizado na capital, Boa Vista. O objetivo central foi ampliar os conhecimentos dos discentes em relação as riquezas culturais dos povos indígenas roraimenses, através de um projeto de extensão intitulado Paradan: cultivando sementes. Partindo de uma realidade concreta, assumiu natureza aplicada. A pesquisa tem abordagem qualitativa e é caracterizada como explicativa. Entre os instrumentos utilizados estão questionários, visita orientada, materiais produzidos pelos discentes e relatórios descritivos. Nos resultados verificou-se que abordar a cultura indígena roraimense nos anos iniciais do ensino fundamental ampliou os conhecimentos referente às importantes contribuições para a formação da cultura roraimense e sua identificação no contexto social.

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Biografia do Autor

  • Renata Morgado Silva, Universidade Federal de Roraima. Boa Vista- RR/Brasil.
    Mestre em Desenvolvimento Regional. Professora. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista- RR/Brasil.
  • Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima. Boa Vista-RR/Brasil.
    Mestre em Ensino. Professora. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista-RR/Brasil.
  • Jardielly Alencar Vasconcelos Martins, Universidade Federal de Roraima. Boa Vista-RR/Brasil.
    Mestre em Educação. Professora. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista-RR/Brasil.

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Publicado

2021-01-11

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

PARADAN: CULTIVANDO SEMENTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 199–219, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.199219. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5156.. Acesso em: 22 dez. 2024.