IDENTIDADES DE COTISTAS NEGROS EGRESSOS: EXPERIÊNCIAS DAS UNIVERSIDADES DO CENTRO-OESTE

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Resumo

O texto apresenta resultado de pesquisa com estudantes egressos do sistema de cotas raciais em instituições públicas de Ensino Superior da região Centro-Oeste. O objetivo foi refletir sobre a construção da identidade racial de estudantes cotistas raciais negros, a partir do relato dos egressos. Como metodologia, foi utilizada entrevista semiestruturada. Os entrevistados destacam histórias de vida educacional de luta contra o racismo atrelado a outras formas de desigualdade, como gênero e classe social; apoio da família; e construção da identidade negra com o acesso ao Ensino Superior e participação de grupos de estudantes negros. Os relatos indicam mudanças nas identidades dos estudantes durante suas graduações, em suas concepções sobre negritude e ser negro no Brasil e em suas percepções sobre os espaços de poder ocupados por negros e brancos na sociedade.

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Biografia do Autor

  • Wellington Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Goiás. Goiás, Brasil.
    Doutor em Educação. Professor na Universidade Estadual de Goiás. Endereço: Visconde de Porto Seguro, 1095, Centro, Formosa, Goiás, Brasil.

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Publicado

2021-01-11

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

IDENTIDADES DE COTISTAS NEGROS EGRESSOS: EXPERIÊNCIAS DAS UNIVERSIDADES DO CENTRO-OESTE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 221–242, 2021. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5157.. Acesso em: 25 dez. 2024.