QUAL A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES GAMIFICADAS? UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.281300

Resumo

Este artigo objetivou estudar a relação existente entre a utilização de elementos de jogos e a motivação dos estudantes para participar de atividades acadêmicas que exijam uma postura ativa. Através de uma abordagem qualitativa, foi analisada uma universidade que reformou um evento acadêmico inserindo elementos de jogos (gamificação). Um dos resultados obtidos indica que grande parte dos alunos avaliaram positivamente a iniciativa, afirmando que houve um aumento em sua motivação. Também foi possível avaliar, neste caso, quais elementos de jogos estão mais relacionados com as motivações intrínseca e extrínseca. Além disso, foram apontados alguns problemas organizacionais que podem ter influenciado na motivação dos participantes durante o evento. Por fim, espera-se que este artigo possa levantar reflexões práticas quanto ao uso da gamificação em eventos acadêmicos.

 

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Biografia do Autor

  • Gabriela Troyano Bortoloto, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo,Brasil.

    Doutoranda em Administração.Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil. 

  • Vitor Mendes Stafusa, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil.

    Mestrando em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2021-01-11

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

QUAL A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES GAMIFICADAS? UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 281–300, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.281300. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5160.. Acesso em: 20 dez. 2024.