PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA

Authors

  • Klinger Teodoro Ciríaco
  • Rosiclér Gomes Soares

Keywords:

PIBID, formação matemática dos professores, iniciação à docência

Abstract

Esse artigo resulta de uma pesquisa vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/Campus de Naviraí e teve como objetivo compreender possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – para o desenvolvimento profissional em aulas de Matemática no Ensino Fundamental. Para tal, recorremos aos pressupostos da pesquisa qualitativa, ao discutirmos bases de iniciação à carreira por meio de dados obtidos em entrevistas semiestruturadas, leitura e transcrição de informações dos diários de campo de 4 bolsistas, sendo duas do 4º e duas do 8º semestre de Pedagogia. Da análise de dados concluímos que: a) a participação no programa foi essencial para o conhecimento teórico-prático no ato da intervenção pedagógica no espaço escolar; b) houve dificuldades nas aulas, contudo, a reflexão das ações possibilitou buscar formas de superação e; c) a aproximação com a escola permitiu compreender a realidade educacional mesmo antes de iniciar na docência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-09-27

How to Cite

CIRÍACO, Klinger Teodoro; SOARES, Rosiclér Gomes. PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA EM AULAS DE MATEMÁTICA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 151–173, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/1093. Acesso em: 24 dec. 2025.