FACES DA UNIVERSIDADE CONTEM PORÂNEA
Palabras clave:
Sociedade, Universidade, Modernidade.Resumen
Uma reflexão sobre a universidade contemporânea impõe que se pense sobre as crises por ela vivenciadas ao longo de sua existência. Também, e talvez por isso mesmo, seja necessário evidenciar a existência de crises externas à universidade. Com isso queremos dizer que, sendo a universidade uma organização social, as crises por ela enfrentadas ao longo de sua existência nada mais são do que uma reação às mudanças também operadas para além de seus muros. Cada vez que a sociedade passa por mudanças profundas, a universidade se sente desafiada a se adequar ou a se rebelar frente à re-conformação social, justamente porque à maneira de todas as instituições, a IU não passa incólume às mudanças que se operam no seu entorno.Descargas
Referencias
CASTANHO, S. E. M . “A universidade entre o sim, o não e o talvez”. In: VEIGA, I. P.A.; CASTANHO, M . E. L. M . (Org.). Pedagogia Universitaria: a aula em foco. Campinas, S.P: Papirus, 2002.
CERTEAU, M . A cultura no plural. Trad. Enid Abreu Dobránszky. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.
CHAUÍ, M . Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora da UNESP, 2001.
DINIZ, Cristovam Wanderley Picanço. Universidades da Amazônia brasileira: o pecado e a penitência. Belém, PA: UFPA, 1999.
ENGUITA, M . F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz T. da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
FEATHERSTONE, M . “Da universidade à pós-modernidade? Explorando as possibilidades de novas formas de comunicação”. In: SANTOS FILHO, José Camilo dos; MORAES, Sílvia E. (Org.). Escola e universidade na pósmodernidade. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: FAPESP, 2000.
GENTILI, P. “Adeus à escola pública: a desordem neoliberal, a violência do mercado e o destino da educação das maiorias. In: _____ (Org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 228-252.
GOERGEN, P. “A crise de identidade da universidade moderna”. In: SANTOS FILHO, José Camilo dos; MORAES, Silvia E. (Org.). Escola e universidade na pós-modernidade. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: FAPESP; 2000.
LE GOFF, J. Os intelectuais na Idade Média. Trad. Marcos Castro. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
LYOTARD, J-F. O pós-moderno. Trad. Ricardo C. Barbosa. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.
SANTOS, B. de S. “Da idéia de universidade à universidade de idéias”. In:______. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995. p. 187-233.
SANTOS FILHO, J. C. dos. “Universidade, modernidade e pós-modernidade.” In: _ ____ __; MORAES, Silvia E. (Org.). Escola e universidade na pósmodernidade. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: FAPESP, 2000.
TRIGUEIRO, M . G. S. Universidades públicas: desafios e possibilidades no Brasil contemporâneo. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.
THAYER, W. A crise não moderna da universidade moderna. Trad. Rômulo M . Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
WOLFF, R. P. O ideal da universidade. Trad. Sonia V. Rodrigues, M aria Cecília P. B. Lima. São Paulo: Editora da UNESP, 1993.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".














