MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO

Authors

  • Mayara dos Santos Araujo UNEMAT
  • Ana Lucia Espíndola

Keywords:

Camadas populares, materiais escritos, letramento, mães.

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo investigar como mulheres pertencentes às camadas populares ensinam as letras a seus filhos, e como elas usufruem dos materiais escritos existentes em sua residência e de seus conhecimentos de leitura e escrita para contribuir na aprendizagem das crianças. Trabalhamos com uma pesquisa de cunho qualitativo em uma abordagem etnográfica. Para a obtenção dos dados, fizemos entrevistas e observações nas residências dos sujeitos seguindo um roteiro previamente preparado. Durante as observações e entrevistas encontramos a presença bastante diversificada de materiais escritos, bem como usos e práticas idiossincráticos desses materiais. Nossos resultados indicam que as mães das camadas populares participam de práticas de letramento com seus filhos e que os materiais escritos são fundamentais para esse ato.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABREU, Márcia. Diferença e desigualdade: preconceitos em leitura. In:

MARINHO, Marildes (Org.). Ler e navegar: espaços e percursos da leitura.

Campinas-SP: Mercado de letras: Associação de leitura no Brasil - ALB,

________. Percursos da leitura. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e

história da leitura. Campinas-SP: Mercado de letras: Associação de leitura

no Brasil, 1999.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Sociedade de cultura escrita, alfabetismo e

participação. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: Reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo- SP: Editora Global, 2004.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Plano

Editora, 2003.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Leitura: algo que se transmite entre as

gerações? In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: Reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo-SP: Editora Global, 2003.

_______. História da Cultura Escrita: Séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

GOULART, Cecília. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base

teórico-metodológica do estudo. Disponível em:

www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt10/gt10252int.rtf>. Acessado em:

/06/2008.

LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens

qualitativas. São Paulo: E.P.U, 1986.

MARTINS, José de Souza Martins. Exclusão Social e a Nova Desigualdade.

São Paulo: Editora Paulus, 1997.

PAVÃO, Andréa. História de formação de leitores e escritores em camadas

populares. Disponível em:

T1072169167122.DOC>. Acessado em: 19/06/2008.

PETRUCCI, Armando. Ler por ler: um futuro para a leitura. In: CAVALO &

CHARTIER, Guglielmo e Roger. (Org.). História da leitura no mundo ocidental. Vol. 2. São Paulo: Ática, 1999. p.203-227.

SOARES, Magda. Letramento – um tema em três gêneros. Belo Horizonte:

Autêntica, 1998.

_______. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.).

Letramento no Brasil: a partir do INAF 2001. São Paulo - SP: Editora Global,

ZILBERMAN, Regina. A leitura no Brasil: sua História e suas Instituições.

Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/

regina.html>. Acessado em: 02/06/2008.

Published

2019-09-27

How to Cite

MATERIAIS ESCRITOS PRESENTES EM MEIOS POPULARES E SUA RELAÇÃO COM ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 153–173, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3790.. Acesso em: 4 jul. 2024.

Similar Articles

1-10 of 24

You may also start an advanced similarity search for this article.