AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS

Authors

  • Evandro Ricardo Guindani
  • Yáscara Michele Neves Koga Guindani
  • Maiquel Jardel Schneider

Keywords:

política educacional, rendimento escolar, desigualdade social.

Abstract

O trabalho resulta de uma pesquisa que teve como objetivo construir uma reflexão em torno das políticas educacionais em relação ao rendimento escolar dos alunos. O lócus de pesquisa foram alunos do 9º ano do ensino fundamental, matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart de São Borja-RS. A hipótese norteadora da pesquisa foi de que as políticas educacionais não conseguem cumprir seu papel, de solucionar um problema público. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e quantitativa por meio de um estudo de caso com dois alunos. A análise dos dados buscou construir uma relação entre as políticas públicas e as condições socioeconômicas dos alunos com foco no rendimento escolar. Os resultados demonstram que a configuração da política educacional possui limitações em proporcionar melhorias no rendimento escolar em alunos com maior vulnerabilidade social.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BOURDIEU, P. Uma sociologia da produção do mundo cultural e escolar. In: BOURDIEU, P. Escritos de educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (organizadores). Editora Vozes, 13. ed. Petrópolis, RJ. 2012.

_____. Os três estados do capital cultural. Tradução Magali de Castro. Revisão técnica Maria Alice Nogueira. In: BOURDIEU, P. Escritos de educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (organizadores). Editora Vozes, 13. ed. Petrópolis, RJ. 2012.

BRASIL OCUPA 60ª POSIÇÃO EM RANKING DE EDUCAÇÃO EM LISTA COM 76 PAÍSES. Disponível em:<http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/05/brasil-ocupa-60-posicao-em-ranking-de-educacao-em-lista-com-76-paises.html> . Acesso em 20 jul 2015.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000

CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001

DUBET, F. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. Tradução Ione Ribeiro Valle, revisão técnica Maria Tereza de Queiroz Piacentini. Editora Cortez. São Paulo, 2008.

FERRARO, A. R. Escolarização no Brasil na Ótica da Exclusão. In: MARCHRSI. Á.; GIL, C. H. & colaboradores. Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. (Tradução Ernani Rosa). Porto Alegre: Artmed editora, 2004.

FREITAS, L. C.; SORDI, M. R.; MALAVASI, M.; FREITAS, H. Avaliação Educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2011.

KOGA, Y,M,N. Magistério e Distinção: um estudo de professoras premiadas. Dissertação (Mestrado Educação). Programa de Pós-graduação em Educação: História, Política, Sociedade. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo-SP: PUC-SP. 2009

_______. Meritocracia e Docência: um objeto multifacetado. Tese (Doutorado: Educação). Programa de Pós-graduação em Educação: História, Política, Sociedade. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo-SP: PUC-SP. 2013

LAHIRE, B. As origens da desigualdade escolar. In: MARCHRSI. Á.; GIL, C. H. & colaboradores. Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. (Tradução Ernani Rosa). Porto Alegre: Artmed editora, 2004.

_______. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do impossível. (Tradução Ramon Américo Vasques; Sonia Goldfeder). Editora Ática: São Paulo, 1997.

LUCCHESE, P. T. T. (coord). Políticas públicas em saúde pública. São Paulo: BIREME/OPAS/OMS, 2004. Disponível em: <http://itd.bvs.br/public/upload/associated>. Acesso em 20 set 2015

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCHESI, Á.; PÉREZ, E. M. A compreensão do fracasso escolar. In: MARCHESI. Á.; GIL, C. H. & colaboradores. Fracasso escolar: uma perspectiva multicul- tural. (Tradução Ernani Rosa). Porto Alegre: Artmed editora, 2004.

MENDES, A. M. C. P. et al. Políticas públicas, desenvolvimento e as transformações do Estado brasileiro. In: SILVA, C. L. da; SOUZA-LIMA, J. E. de. Políticas públicas e indicadores para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Saraiva, 2010.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. (Tradução Isa Tavares). 2. ed. Boitempo editora. São Paulo: 2008.

PARO, V. H. Educação como exercício do poder: critica ao senso comum em educação. 2. ed. São Paulo: editora Cortez, 2010.

SCHULTZ, T. Investindo no povo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

_______. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SHIROMA, E; MORAES, M.C; EVANGELISTA, O. Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina. 2007.

SOUSA, S. M.; ZÁKIA L.. Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 119, 2003. Disponível em: . Acesso em 02 jan. 2015

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2019-09-27

How to Cite

GUINDANI, Evandro Ricardo; GUINDANI, Yáscara Michele Neves Koga; SCHNEIDER, Maiquel Jardel. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 79–99, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3931. Acesso em: 6 mar. 2025.