AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O RENDIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO BORJA-RS
Palabras clave:
política educacional, rendimento escolar, desigualdade social.Resumen
O trabalho resulta de uma pesquisa que teve como objetivo construir uma reflexão em torno das políticas educacionais em relação ao rendimento escolar dos alunos. O lócus de pesquisa foram alunos do 9º ano do ensino fundamental, matriculados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart de São Borja-RS. A hipótese norteadora da pesquisa foi de que as políticas educacionais não conseguem cumprir seu papel, de solucionar um problema público. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e quantitativa por meio de um estudo de caso com dois alunos. A análise dos dados buscou construir uma relação entre as políticas públicas e as condições socioeconômicas dos alunos com foco no rendimento escolar. Os resultados demonstram que a configuração da política educacional possui limitações em proporcionar melhorias no rendimento escolar em alunos com maior vulnerabilidade social.Descargas
Referencias
BOURDIEU, P. Uma sociologia da produção do mundo cultural e escolar. In: BOURDIEU, P. Escritos de educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (organizadores). Editora Vozes, 13. ed. Petrópolis, RJ. 2012.
_____. Os três estados do capital cultural. Tradução Magali de Castro. Revisão técnica Maria Alice Nogueira. In: BOURDIEU, P. Escritos de educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (organizadores). Editora Vozes, 13. ed. Petrópolis, RJ. 2012.
BRASIL OCUPA 60ª POSIÇÃO EM RANKING DE EDUCAÇÃO EM LISTA COM 76 PAÍSES. Disponível em:<http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/05/brasil-ocupa-60-posicao-em-ranking-de-educacao-em-lista-com-76-paises.html> . Acesso em 20 jul 2015.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000
CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001
DUBET, F. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. Tradução Ione Ribeiro Valle, revisão técnica Maria Tereza de Queiroz Piacentini. Editora Cortez. São Paulo, 2008.
FERRARO, A. R. Escolarização no Brasil na Ótica da Exclusão. In: MARCHRSI. Á.; GIL, C. H. & colaboradores. Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. (Tradução Ernani Rosa). Porto Alegre: Artmed editora, 2004.
FREITAS, L. C.; SORDI, M. R.; MALAVASI, M.; FREITAS, H. Avaliação Educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2011.
KOGA, Y,M,N. Magistério e Distinção: um estudo de professoras premiadas. Dissertação (Mestrado Educação). Programa de Pós-graduação em Educação: História, Política, Sociedade. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo-SP: PUC-SP. 2009
_______. Meritocracia e Docência: um objeto multifacetado. Tese (Doutorado: Educação). Programa de Pós-graduação em Educação: História, Política, Sociedade. Pontifícia Universidade Católica. São Paulo-SP: PUC-SP. 2013
LAHIRE, B. As origens da desigualdade escolar. In: MARCHRSI. Á.; GIL, C. H. & colaboradores. Fracasso escolar: uma perspectiva multicultural. (Tradução Ernani Rosa). Porto Alegre: Artmed editora, 2004.
_______. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do impossível. (Tradução Ramon Américo Vasques; Sonia Goldfeder). Editora Ática: São Paulo, 1997.
LUCCHESE, P. T. T. (coord). Políticas públicas em saúde pública. São Paulo: BIREME/OPAS/OMS, 2004. Disponível em: <http://itd.bvs.br/public/upload/associated>. Acesso em 20 set 2015
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCHESI, Á.; PÉREZ, E. M. A compreensão do fracasso escolar. In: MARCHESI. Á.; GIL, C. H. & colaboradores. Fracasso escolar: uma perspectiva multicul- tural. (Tradução Ernani Rosa). Porto Alegre: Artmed editora, 2004.
MENDES, A. M. C. P. et al. Políticas públicas, desenvolvimento e as transformações do Estado brasileiro. In: SILVA, C. L. da; SOUZA-LIMA, J. E. de. Políticas públicas e indicadores para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Saraiva, 2010.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. (Tradução Isa Tavares). 2. ed. Boitempo editora. São Paulo: 2008.
PARO, V. H. Educação como exercício do poder: critica ao senso comum em educação. 2. ed. São Paulo: editora Cortez, 2010.
SCHULTZ, T. Investindo no povo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
_______. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
SECCHI, L. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
SHIROMA, E; MORAES, M.C; EVANGELISTA, O. Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina. 2007.
SOUSA, S. M.; ZÁKIA L.. Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 119, 2003. Disponível em: . Acesso em 02 jan. 2015
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".