A TRAJETÓRIA DO PSICODRAMA PEDAGÓGICO EM CAMPINAS - SP

Authors

  • Roseli Coutinho dos Santos Nunes
  • Valério José Arantes

Keywords:

psicodrama pedagógico, psicodrama, educação, motivação na educação, contradição.

Abstract

O presente artigo analisa o processo de implantação e desenvolvimento do Psicodrama Pedagógico na cidade de Campinas, interior de São Paulo. Nesse intuito, a pesquisa foi realizada por meio de levantamento de fontes primárias: relatos orais de psicodramatistas dirigentes de associações ao longo de sua implantação e de publicações das entidades e livros sobre a história do Psicodrama no Brasil. Ao utilizar a teoria psicodramática de Jacob Levy Moreno, o texto apresenta as possibilidades do psicodrama pedagógico como metodologia de ensino aprendizagem. Ressalta-se que as divergências pessoais e teóricas foram os fatores que impediram o reconhecimento de Campinas na construção da história do Psicodrama no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ADLER, A. A ciência da natureza humana. Tradução de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 6.ed. São Paulo: Nacional, 1967.

ARANTES, V. J. Psicodrama e orientação profissional. 2002. 169f. Tese (LivreDocência em Psicologia Educacional). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas.

______. Ação psicodramática em sala de aula. 1993. 182f. Tese (Doutorado em Psicologia Educacional), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas.

ARANTES, V. J. et al. Magia psicodramática: nascer, viver e morrer. HortolândiaSP: Hortográfica Editora, 2007.

ARRUDA, R. Brasil, o país em que o psicodrama deu certo. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. A-10, em 10 de fevereiro de 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

DINIZ, G. J. R. Psicodrama e teatro/educação:seu valor psicopedagógico. São Paulo: Ícone, 1995.

FERREIRA, W. Psicodrama e educação:uma proposta educacional para o redimensionamento das relações humanas. 1993. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas.

FREUD, S. Obras completas. Madrid: Biblioteca Nueva, 1948.

MARINEAU, R. F. Jacob Levy Moreno, 1889-1974: pai do psicodrama, da sociometria e da psicoterapia de grupo. São Paulo: Ágora, 1992.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1975.

PUTTINI, E. F.; LIMA, L. M. S. Ações educativas: vivências com Psicodrama na prática pedagógica. São Paulo: Agora, 1997.

ROMAÑA, M. A. Psicodrama pedagógico: método educacional psicodramático. São Paulo: Papirus, 1985.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1989.

THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Published

2019-09-27

How to Cite

NUNES, Roseli Coutinho dos Santos; ARANTES, Valério José. A TRAJETÓRIA DO PSICODRAMA PEDAGÓGICO EM CAMPINAS - SP. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 11–128, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4003. Acesso em: 6 mar. 2025.