OS CURSOS DE LICENCIATURAS ESPECÍFICAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE
Keywords:
Formação de professores indígenas, povos indígenas e ensino superior.Abstract
O artigo trata da questão da formação de professores indígenas enquanto reivindicação do movimento indígena e enquanto políticas públicas, a exemplo do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind/MEC/SEsu/SECAD) no bojo da problemática da oficialização das escolas indígenas. Focaliza como os povos indígenas têm se organizado para fazer valer seu direito a uma escola própria e, consequentemente, a processos de formação docente também próprios. Este é o caso do povo Mura, da região de Autazes, e sua constante busca por formação, que culminou na Licenciatura Específica construída conjuntamente com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e hoje já no seu quarto ano. O Curso esta sendo desenvolvido pela Faculdade de Educação desde 2008, com uma Turma de 60 alunos que são professores indígenas do povo Mura em dez escolas nas aldeias, no município de Autazes/ AM. Este processo ilustrará a reflexão mais ampla sobre o tema do acesso dos povos indígenas ao ensino superior.Downloads
References
BRAND, Antonio. Indígenas no Ensino Superior: experiências e desafios. In: VEIGA, Juracilda e FERREIRA, Beatriz (Org.). Desafios atuais da Educação Escolar Indígena. Anais do 6º Encontro Sobre Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas Campinas, SP: ALB, 2005.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes para a Política Nacional de Educação Escolar Indígena. Série Institucional, Vol.2, 2. ed, Brasília, 1994.
_______. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução 03/1999. Cria a categoria escola indígena.
CURY, Jamil. Os fora de série na escola. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2005.
GUERRERO, Alicia Castellanos. El debate de La Nacion: Cuestion Nacional e Autonomia. Claves Latinoamericanas, Mexico, 1992.
JANUÁRIO, Elias. Projeto 3º Grau Indígena: Os Desafios da Formação Superior para Indígenas em Mato Grosso In I Conferencia Internacional sobre Ensino Superior Indígena construindo novos Paradigmas na Educação Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil, 2004.
LIMA, Antonio Carlos de Souza e HOFFMANN, Maria Barroso. Introdução. In: LIMA, Antonio Carlos de Souza e HOFFMANN, Maria Barroso. (orgs.). Desafios para uma educação superior para os povos indígenas no Brasil. Políticas públicas de ação afirmativa e direitos culturais diferenciados. Rio de Janeiro: LACED/Museu Nacional, 2007.
OPIM. ORGANIZAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS MURA. Projeto Político Pedagógico da Escola Indígena Mura (primeira versão). Autazes, 2003.
SILVA, Márcio e AZEVEDO, Marta. Pensando as escolas dos povos indígenas no Brasil: o Movimento dos professores indígenas do Amazonas, Roraima e Acre. LOPES DA SILVA, Aracy e GRUPIONI, Luís Donisete.A temática indígena na escola - novos subsídios para professores de 1º e 2º graus, Brasília, MEC/MARI/UNESCO, 1995.
TRILHAS DE CONHECIMENTOS / LABORATÓRIO DE PESQUISAS EM ETNICIDADE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO LACED / MUSEU NACIONAL / UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (2004). Desafios para uma educação superior para os povos indígenas no Brasil. Políticas Públicas de Ação Afirmativa e Direitos Culturais Diferenciados (Relatórios de Mesas e Grupos). Brasília. Disponível em http://www.ifcs.ufrj.br/~observa/ relatorios/desafiosES_indigenas.pdf
Downloads
Published
Issue
Section
License
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".