O NASCIMENTO DO MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE: MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NA PSIQUIATRIA DO BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.1528

Abstract

Este trabalho tem por objetivo principal analisar o entrelaçamento dos con- ceitos de memória, educação e inclusão na psiquiatria do Brasil, a partir do trabalho revolucionário da médica alagoana Nise da Silveira, que culminou no nascimento do Museu de Imagens do Inconsciente. Assim, esse artigo se apresenta em três partes: entender a história da psiquiatria no Brasil desde a fundação do Hospício Nacional Pedro II; compreender a importância da memória nos processos de inserção social e analisar o papel do Museu de Imagens do Inconsciente como um espaço de educação não formal e inclusão social, enquadrando-se no conceito de museu social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental e que pretende uma análise crítica sobre a memória, a educação e da inclusão no contexto da psiquiatria do Brasil

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ana Silvia Marcatto Begalli, Centro Universitário de Jaguariúna/UniFAJ. Jaguariúna. São Paulo.
    Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco. Mestre em Direito (Constitucionalismo e Democracia) pela Faculdade de Direito do Sul de Minas/FDSM (2012). Professora do Centro Universitário de Jaguariúna/UniFAJ. Jaguariúna. São Paulo, Brasil.
  • Carlos Roberto da Silveira, Universidade São Francisco. Itatiba. São Paulo.
    Pós-doutor em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade São Francisco. Itatiba. São Paulo. Brasil.

References

AFONSO, Almerindo Janela. Sociologia da educação não-formal: reactualizar um objecto ou construir uma nova problemática? In: ESTEVES, A. J.; STOER; S. R. (Org.) A Sociologia na Escola. Porto: Afrontamento, 1989.

ARBEX, Daniela. Holocausto brasileiro – vida, genocídio e 60 mil mortes no maior hospício do Brasil. São Paulo: Geração Editorial, 2013.

BRASIL. Decreto n. 1.077, de 4 de dezembro de 1852. Aprova e manda executar os Estatutos do Hospício de Pedro Segundo.

CHAGAS, Mario; GOUVEIA, Inês. Museologia social: reflexões e práticas (à guisa de apresentação). Cadernos do Ceom, ano 27, nº 41, 2014.

DENARI, Fátima Elisabeth. Educação, cidadania e diversidade: a ótica da educação especial. In: Conferências do Fórum Brasil de Educação. Brasília: CNE/UNESCO, 2004.

ENGEL, Magali Gouveia. Os delírios da razão: médicos, loucos e hospícios (Rio de Janeiro, 1830-1930). Rio de Janeiro: Fiocruz, 2001.

FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no College de France (1974-1975). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

INSTITUTO ETHOS. O que as empresas podem fazer pela inclusão das pessoas com deficiência. São Paulo: Instituto Ethos, 2002.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Ruy de Oliveira. Lisboa: Edições 70, 1977.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e busca. Educ. Rev., nº 17, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; THOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. A História, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, 34:9-24, 1992.

MENEZES, Paulo Lucena de. A ação afirmativa (affirmative action) no direito norte-americano. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

MUSEU DE IMAGENS DO INCOSNCIENTE (MII). Disponível em http://www.museuimagens doinconsciente.org.br/. Acesso em 21/10/2017.

PEREIRA, João A. Frayze. Nise da Silveira: imagens do inconsciente entre psicologia, arte e política. Estudos Avançados, vol. 17, nº 49, São Paulo, set/dez 2003. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-401420030003000 12. Acesso em 13/10/2017.

SÁ Jr., Luiz Salvador de Miranda. Breve histórico da psiquiatria no Brasil: do período colonial à atualidade. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 2007: 29 (2).

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos, 8ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010.

SAWAIA, Bader. Introdução: exclusão ou inclusão perversa? In: SAWAIA, B. (Eds.). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1999.

SILVEIRA, Nise. Imagens do Inconsciente. Rio de Janeiro: Alhambra, 1982.

SILVEIRA, Nise. O mundo das imagens. São Paulo: Ática, 1992.

Published

2020-08-06

How to Cite

O NASCIMENTO DO MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE: MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NA PSIQUIATRIA DO BRASIL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 15–28, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.1528. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4782.. Acesso em: 22 dec. 2024.