FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.6179

Abstract

O presente estudo visa apresentar a potência de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação como modo de habitar o ambiente universitário. Por meio de uma escrita-oficina, tratamos especificamente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Fiandar. Configuram-se, nesse propósito, alguns dos encontros desenvolvidos no mesmo, as escolhas das leituras e como elas foram sendo operadas e instigadas a serem friccionadas com a área da educação. Convergem a esse movimento as conversações que ressonaram, e como isso afetou o coletivo durante os encontros, de modo a dar a pensar o cuidado em educação, na intenção de construir uma ética atenta do viver na universidade e fora dela. A emergência dos estudos coletivos se faz na importância de produzir espaços de tudo e nada, de afirmação do acontecimento e dos afetos, na formação de pessoas que decidem tornarem-se professores. Necessidade latente de pensar educação como arte de produzir bons encontros, disparando oportunidades de produção de pensamento conjunto e coletivo em espaços da universidade.

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  • Alice Copetti Dalmaso, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
    Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM. Docente do Departamento de Metodologia do Ensino da UFSM. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM. Mestra em Educação pelo PPGE/UFSM. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

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Published

2021-01-11

How to Cite

FIANDAR: MODOS DE HABITAR - PENSAR, CRIAR, VIVER - (N)O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 61–79, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.6179. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5148.. Acesso em: 22 jul. 2024.