DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.121134

Resumo

O presente estudo é resultado de uma investigação bibliográfica de cunho analítico que tem por objetivo refletir sobre a formação inicial e continuada de professores como possibilidade de enfrentar o mal-estar docente. O texto está estruturado da seguinte forma: inicialmente, tomando por referência os estudos de Pimenta (2008), justifica a necessidade de implantação de trabalhos interdisciplinares e coletivos nas escolas como forma de “redesenhar as identidades docentes”; em seguida, defende a necessidade de planejar a formação continuada de professores, analisando três enfoques indicados nos estudos de Benincá (2002): informal/espontâneo, institucionalizado e forjado na práxis pedagógica; o terceiro tópico analisa, a partir dos estudos de Fávero (2009) e outros autores, a possibilidade de superar o mal-estar docente por meio da qualificação da formação inicial e continuada; por fim, nas considerações finais, o texto apresenta alguns indicativos que podem se mostrar produtivos para analisar as propostas de formação continuada que são ofertadas nos diversos cenários educacionais.

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Biografia do Autor

Evandro Consaltér, Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo/RS – Brasil.

Doutorando em Educação. Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo/RS – Brasil.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo/RS – Brasil.

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF. Universidade de Passo Fundo – UPF. Passo Fundo/RS – Brasil. 

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Publicado

2021-01-11

Como Citar

CONSALTÉR, Evandro; FÁVERO, Altair Alberto. DIÁLOGOS E REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES DE SUPERAR O MAL-ESTAR DOCENTE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 121–134, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.121134. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5152. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO