Considerações sobre trabalho e baixo fluxo em uma escola pública do interior de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.37.5567

Palavras-chave:

trabalho, currículo, fracasso escolar.

Resumo

Este artigo se configura como um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido interdisciplinarmente durante aulas de matemática no Ensino Médio, em uma escola que apresenta baixo fluxo, entendido como forte incidência de reprovação e abandono escolar. A unidade de ensino conta com uma parcela considerável de seus estudantes em situação de vulnerabilidade social e expostos ao “trabalho precário” e ao tráfico de drogas, e não tem promovido um ambiente de discussão sobre o assunto trabalho e emprego. O processo investigativo se caracteriza como relato de experiência ocorrida em uma aula de matemática contextualizada a fim de proporcionar oportunidade de aprendizagem significativa com abordagem qualitativa. O texto se apresenta em forma de narrativa e pretende problematizar o tema e entender possíveis influenciadores do fracasso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

LUIZ ADEMIR BASSANI, Secretaria de Educação do estado de São Paulo

Secretaria de Educação do estado de São Paulo

Referências

ALEXANDER, B. The myth of drug-induced addiction. 2010. Disponível em: https://www.brucekalexander.com/articles-speeches/demon-drug-myths/164-myth-drug-induced. Acesso em 01 fev 2019

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ANTUNES, Ricardo (Org). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006, 528p. Coleção Mundo do Trabalho.

___________, O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018. 325 p

BODART, C. Prática de ensino de sociologia: as dificuldades dos professores alagoanos. Revista Mediações, Londrina, v. 23, n. 2, p. 455-491, 2018.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. IBGE. 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

BULGACOV, Yára Lúcia M. et al . Jovem empreendedor no Brasil: a busca do espaço da realização ou a fuga da exclusão?. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 45, n. 3, p. 695-720, June 2011 . Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122011000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 15 Mar. 2021.

CANEVER, Mario Duarte et al . Empreendedorismo: por que alguns estudantes e não outros escolhem ser empreendedores?. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro , v. 13, n. 1, p. 101-124, abr. 2013 .Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812013000100007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 15 mar 2021.

CARMO, Renata Renier de Lima do. O Abandono Escolar No Ensino Médio Da Escola Estadual Rui Barbosa. 2018.

CLANDININ D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiências e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EdUFU, 2011.

COMIN, Alvaro Augusto. Desenvolvimento econômico e desigualdades no Brasil: 1960-2010. In: Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos[S.l: s.n.], 2015.

Corrochano, M. C., Souza, R., & Abramo, H. (2019). JOVENS ATIVISTAS DAS PERIFERIAS: EXPERIÊNCIAS E ASPIRAÇÕES SOBRE O MUNDO DO TRABALHO. Revista Trabalho Necessário, 17(33), 162-186. https://doi.org/10.22409/tn.17i33.p29373

COSTANZI, R. N. Trabalho decente e juventude no Brasil. Brasília: Organização Internacional do Trabalho, 2009.

D'AMBRÓSIO, Beatriz S.. Temas e debates. In: D'AMBRÓSIO, Beatriz. Como ensinar Matemática hoje. 1989 ed. Brasília: SBEM, 1989. p. 15-19

____________, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2003.

DANTE, Luiz R. Didática da Resolução de problemas de matemática. 1ª a 5ª séries para estudantes do curso Magistério e professores do 1º grau. 12ª ed. São Paulo: Ática, 2003.

DRUCK, Graça; DUTRA, Renata; SILVA, Selma Cristina. A contrarreforma neoliberal e a terceirização: a precarização como regra. Cad. CRH, Salvador , v. 32, n. 86, p. 289-306, Aug. 2019 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792019000200289&lng=en&nrm=iso>. acesso em 11 Mar. 2021.

FILHO, Raimundo Barbosa da Silva. Evasão e Permanência do Aluno-Trabalhador na Educação Profissional Técnica Subsequente ao Ensino Médio do IFAP. Dissertação. Belém – PARÁ 2018

FILHO, Stélio Coêlho Lombardi. O Processo De Transição Escola-trabalho No Brasil: Primeiro Emprego, Emprego Decente E Heterogeneidades Nacionais Em Perspectivas Comparativas. Universidade Federal de Minas Gerais. 2019.

FRANCESCHINI, Vanessa Lima Caldeira; MIRANDA-RIBEIRO, Paula; GOMES, Marília Miranda Fortes. Porta de entrada ou porta de saída? Fracasso escolar no ensino médio segundo estudantes e coordenadores(as) de escolas em ribeirão das neves, MG. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 33, e164208, 2017 .

FRESNEDA, B. (2009). Transição da escola para o trabalho e estratificação social. Segurança Urbana e Juventude, 2, 45.53.

GOMES, C. A. Sucesso e fracasso no ensino médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 24, p. 259-280, 1999.

HORKHEIMER, M. Meios e fins. In: HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. 7. ed. São Paulo: Centauro, 2002. p. 9-62.

IAMAMOTO, Marilda Villela. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Serv. Soc. Soc. , São Paulo, n. 120, pág. 608-639, dezembro de 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282014000400002&lng=en&nrm=iso>. acesso em 20 Mar 2021.

MARX, K. O capital. 10.ed. São Paulo: Difel, 1985. Livro 1. v.I, II

Neri, Marcelo. 2020. Qual foi o Impacto Imediato da Pandemia do Covid sobre as Classes Econômicas Brasileiras? Disponível em https://cps.fgv.br/destaques/fgv-social-lanca-o-estudo-qual-foi-o-impacto-imediato-da-pandemia-do-covid-sobre-classes. acesso em 09 Mar 2021

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 16ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

OSTI, Andréia; BRENELLI, Rosely Palermo. Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem. Psico-USF , Itatiba, v. 18, n. 3, pág. 417-426, dezembro de 2013.

PARENTE, Cristina et al . Os jovens pouco escolarizados no mercado de trabalho português. Anál. Social, Lisboa , n. 210, p. 74-102, mar. 2014 . Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000100004&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 08 Mar 2021.

RIBEIRO, S. C. A pedagogia da repetência. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 12, p. 7-21, 1991. DOI: 10.1590/s0103-40141991000200002.

ROCHA, Sonia. A inserção dos jovens no mercado de trabalho. Cafajeste. CRH , Salvador, v. 21, n. 54, pág. 533-550, dezembro de 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-49792008000300009&lng=en&nrm=iso>. acesso em 13 Mar de 2021.

SILVA, Patricia Borges Coutinho da et al . Sobre o sucesso e o fracasso no Ensino Médio em 15 anos (1999 e 2014). Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 24, n. 91, p. 445-476, June 2016

SILVA, Tomaz T. O que produz e o que reproduz em Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo do Estado de São Paulo: 1ª Ed. Atualizada, 2020, 301p

TOMMASI, Livia de; CORROCHANO, Maria Carla. Do qualificar ao empreender: políticas de trabalho para jovens no Brasil. Estud. av., São Paulo , v. 34, n. 99, p. 353-372, ago. 2020 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000200353&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 15 Mar 2021.

SAITO, H. T. I.; OLIVEIRA, M. R. F. de. Trabalho docente na educação infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino. Imagens da Educação, v. 8, n. 1, 2018.

VARGAS, Hustana Maria; PAULA, Maria de Fátima Costa de. A inclusão do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na educação superior: desafio público a ser enfrentado. Avaliação (Campinas), Sorocaba , v. 18, n. 2, p. 459-485, July 2013. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000200012&lng=en&nrm=iso>. access on 16 Mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-25

Como Citar

BASSANI, LUIZ ADEMIR. Considerações sobre trabalho e baixo fluxo em uma escola pública do interior de São Paulo. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 55–67, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2022.37.5567. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5359. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO